Nota do vereador Rafael de Angeli sobre o Integra Inter, evento marcado para acontecer em Araraquara

0
403
Imagem: Reprodução/Divulgação Integra INTER

Confira a nota, na íntegra, divulgada nas redes sociais do vereador:

“TUDO NO MOMENTO CERTO… E, INFELIZMENTE, NÃO É O MOMENTO PARA O INTEGRA INTER!

Sou um grande apoiador dos eventos universitários, principalmente porque geram grande receita ao Município. Em 2018, numa parceria com o pessoal do Inter, arrecadamos lacres suficientes para a aquisição de 6 (seis) cadeiras de rodas que foram entregues ao Rotary Araraquara.

Entretanto, é necessário sabermos o momento correto de agir. Quando agendado o evento, ainda não sabíamos da variante Ômicron, que possui contágio 4 (quatro) vezes maior que a variante Delta.

A nova variante chegou em Araraquara e estamos visualizando o aumento vertiginoso do número de positivados e doentes com a COVID-19. Embora, graças à vacina, os casos, na sua maioria, não sejam graves, não é razoável autorizar um evento que pode infectar milhares de pessoas de uma só vez e, posteriormente, causar uma pressão desnecessária no sistema de saúde.

A Prefeitura justifica que não há saída jurídica para impedir o evento. TRATA-SE DE UMA MENTIRA. O Supremo Tribunal Federal reconheceu que os Municípios têm competência concorrente para legislar sobre a saúde pública. Trata-se de interpretação advinda do artigo 23, II da Constituição Federal. Inclusive, na ação de n. 1002909-52.2021.8.26.0037, o Excelentíssimo Juiz Guilherme Stamillo Santarelli Zuliani, da Vara da Fazenda Pública de nossa cidade, ressaltou essa competência do Prefeito Edinho Silva, já que foi eleito pela população.

Diante disso, estou protocolando, neste momento, uma indicação sugerindo ao Prefeito que edite um novo decreto, proibindo eventos de grande porte, tal como o Integra Inter, enquanto perdurar o índice de contaminados acima de 50 por dia.

A boa notícia é que a variante Ômicron, embora seja altamente contagiosa, possui uma onda mais curta se comparada com as demais. A África do Sul, que descobriu a nova variante em novembro, agora já vem experimentando novas quedas no número de casos.

Esperamos que, muito em breve, possamos voltar a receber eventos em nossa cidade, atraindo pessoas e investimentos, mas tudo tem seu momento certo.

Que o Integra Inter possa, então, ser adiado, para um melhor momento, visando ao bem estar de toda a nossa população.

Vereador Rafael de Angeli

5 de janeiro de 2022”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.