Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 662 – de 6 de janeiro de 2022

0
344

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quinta-feira, dia 6 de janeiro de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

AMPLIAÇÃO DOS PONTOS DE TESTAGEM
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando, a partir de hoje, nos pontos de testagem para Covid-19.

A estratégia é testagem em massa para diagnosticar rápido e em escala, isolar os positivados e seus comunicantes, fazer monitoramento e oferecer assistência médica. Isso vem sendo feito desde o início da pandemia e está sendo intensificado neste momento em que, em decorrência da chegada da variante Ômicron na cidade e das festas de fim de ano, houve um aumento do número de casos.

Foram instalados pontos de testagens nas unidades de saúde do Jardim Cruzeiro do Sul, Marivan, Parque São Paulo e Jardim Brasília. Serão aplicados 100 testes diários em cada uma das unidades, das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Também está sendo ampliado o horário de testagem na praça Santa Cruz. Agora serão até 600 testes aplicados na praça, das 7h30 às 18h30, todos os dias, de domingo a domingo.

Continua a testagem no Terminal Central de Integração (TCI), das 13h às 17h30, com 150 testes por dia, além do horário estendido das 17h às 20h para atendimento Covid e testagem nos postos do Jardim Paulistano, Cecap, Selmi Dei I e Santa Angelina. Totalizando, assim, 8 unidades de saúde nos bairros de Araraquara, atendendo pela manhã e também no final do dia.

É fundamental que a população mantenha o uso da máscara e higienize as mãos com álcool em gel ou água e sabão. Os setores econômicos e sociais também devem continuar cumprindo rigorosamente o decreto municipal em vigor, disponibilizando álcool em gel nos estabelecimentos e cobrando o uso correto da máscara.

As equipes da força-tarefa que fiscalizam o cumprimento do decreto municipal continuarão nas ruas atentas e cobrando o cumprimento das regras e medidas sanitárias.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 522 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 33,52% de 1.557 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa.

Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual é de 37,75% de 1.176 amostras, com 444 positivados.

Em relação às testagens ampliadas de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 381 testes no dia 5 de janeiro, com 78 positivados.

Portanto, Araraquara tem 33.494 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 1.332 permanecem em quarentena e 31.554 já saíram. Aguardam resultado de exames 93 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

INTERNAÇÕES
Hoje, 11 pacientes estão internados: 10 em enfermaria, sendo 8 confirmados e 2 suspeitos, e 1 confirmado na UTI.

Destes 11 internados, 7 são moradores de Araraquara e 4 residem em outros municípios. Eles são de Américo Brasiliense (2), Boa Esperança do Sul e São Carlos.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 30% de leitos de enfermaria e 5% de UTI.

Hoje, o Hospital São Paulo tem 4 pacientes, o Hospital São Francisco tem 1 paciente, a Unidade do Melhado tem 4 pacientes e o Heab tem 2 pacientes.

ÓBITOS
Araraquara registrou, até o momento, 608 óbitos decorrentes de Covid-19.

O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma idosa de 79 anos, com comorbidades, que foi internada em unidade da rede pública no dia 13 de dezembro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.