‘Setembro Amarelo’ alerta para a prevenção ao suicídio

0
538

Prefeitura oferece orientações e rodas de conversa a partir desta sexta-feira (10)

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, planeja uma série de eventos para o Setembro Amarelo, campanha realizada durante o mês que é dedicado à prevenção do suicídio. A escolha de setembro se deu pelo fato deste dia 10 ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A iniciativa teve início no Brasil em 2015 e foi resultado de um trabalho entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
A programação tem início nesta sexta-feira (10) com dois eventos. Às 9 horas, será realizada uma palestra com o psicólogo Fernando Muniz na Penitenciária, onde falará sobre o tema para funcionários e reclusos. Das 11 às 12 horas, o Centro Municipal de Saúde (CMS) do Cecap recebe uma roda de conversa. Os outros encontros serão realizados no dia 14, terça-feira, das 15 às 16 horas, na ESF do Maria Luiza; no dia 16, quinta, das 10 às 11 horas, no ESF do Parque Residencial São Paulo; no dia 20, segunda, das 15 às 16 horas, na ESF do Jardim Biagioni; e no dia 23, quinta, das 15 às 16 horas, no ESF do Jardim Ieda I.
Participam da ação o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial, para pacientes com transtornos mentais), CAPS-AD (para pacientes em uso de substâncias psicoativas), o CRASMA (Centro de Referência Ambulatorial de Saúde Mental Adulto) e o Espaço Crescer (para crianças e adolescentes). Os profissionais dessas unidades disponibilizarão rodas de conversa sobre o tema para todas as equipes da Atenção Básica, nos horários de reuniões, e também serão ministradas palestras sobre o assunto.
Gislaine Martins, gerente de Saúde Mental da Coordenadoria Executiva de Assistência Especializada, destaca que o rompimento do tabu que envolve o tema é um dos fatores que podem colaborar para sua prevenção. “O suicídio é um fenômeno presente ao longo de toda a história, em todas as culturas. Todos os anos são registrados cerca de dez mil suicídios no Brasil, e mais de um milhão em todo mundo. É muito importante que as pessoas tenham informações sobre o tema, conseguindo desmistificar a cultura e o tabu que envolvem, assim como saberem identificar os fatores de risco, as mudanças no comportamento. Estamos falando de pessoas com grande sofrimento mental e há a necessidade de empatia”, explica.
Vale destacar que essa é uma triste realidade que registra cada vez mais casos e cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. A situação se agravou ainda mais durante a pandemia da Covid-19, principalmente entre os jovens. Um estudo recente da Pfizer aponta que 39% das pessoas entre 18 e 24 anos estão com saúde mental ruim neste período. Porém, mesmo que o assunto ainda seja tabu, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema.
Outros eventos da programação serão definidos e divulgados ao longo do mês, porém já se sabe que será feita uma palestra na Câmara Municipal e uma roda de conversa com profissionais da Santa Casa. Em todas as atividades, os participantes receberão um lacinho amarelo, que é o símbolo da campanha. O Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara também alertará sobre o assunto durante todo o mês de setembro, quando estampará nas contas de água a frase ¨Você não está sozinho¨.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.