Segunda (12) tem Desfile da Escola de Samba Gaviões da Fiel em Araraquara

0
97

Programação do dia conta ainda com os blocos “3 é Amor” e “Para Ressignificar”, Carnaval nos Territórios e rock na Praça das Bandeiras

A segunda-feira, 12 de fevereiro, do Carnaval da Paz e Cidadania 2024, conta com uma atração especial: o desfile da Escola de Samba Gaviões da Fiel, na Passarela do Samba do Distrito Araraquara (antigo CEAR), a partir das 19 horas. A programação realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, é gratuita.

Também, os blocos “3 é Amor” e “Para Ressignificar”, Carnaval nos Territórios (Hortências e Valle Verde) e rock na Praça das Bandeiras (Simpsons Of The Universe e Banda Karla) animam a festa de segunda-feira.

Ainda, a programação do domingo começa às 10h com o Carnaval nos Territórios no Campo de Futebol Praça George Washington Rocha, no Jardim das Hortências. Ainda, às 15h, as atividades do Carnaval dos Territórios seguem para o Quilombo Rosa, no Valle Verde. Carreta da Alegria, recreação infantil com grupo Ha Ha Ha, pipoca, algodão doce e pula-pula para as crianças estão no programa.

A animação da Corte do Carnaval da Paz e Cidadania 2024 está garantida com: o Rei Momo (Adriano Quintilho Silva), a Rainha do Carnaval (Fabiola Alves Gabriel), a Princesa do Carnaval (Bianca Nogueira Matos), a Rainha do Samba (Aline Francisca dos Santos), a Princesa do Samba (Ingrid Paola Braz), a Rainha Trans do Carnaval (Marytssa Schar).

A programação completa do Carnaval da Paz e Cidadania 2024 é gratuita e pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara. Vale destacar que é proibida a entrada com garrafas de vidro ou qualquer outro material cortante nos espaços das atividades.

Escola de Samba Gaviões da Fiel – O desfile da Escola de Samba Gaviões da Fiel, na Passarela do Samba do Distrito Araraquara (antigo CEAR), será a partir das 19 horas. O evento também contará com apresentações musicais dos grupos Sakanas e Jeito de Samba.

A Gaviões é a maior escola de samba em número de componentes e conquista a simpatia do público por onde passa com suas apresentações inovadoras e interativas. Diferenciada, a Gaviões entra sempre como uma grande atração para o público em geral e Araraquara poderá conferir tudo isto de perto!

As passistas e a bateria nota 10 interagindo com o público, somados a um repertório variado composto por sambas enredos consagrados do Rio de Janeiro e claro da Gaviões da Fiel, garantem um show de 60 minutos com muita alegria, descontração e empolgação de todos.

A mais de 30 anos que a Gaviões iniciou a sua trajetória de participações em eventos abertos ao público com o seu grupo de Samba Show, adquirindo muita experiência ao longo dos anos. Experiência que garante não só um dos melhores shows de Carnaval, mas também a pontualidade e tranquilidade aos contratantes no dia do evento.

A história da Escola de Samba Gaviões da Fiel começa devido ao apelo da torcida mais popular de São Paulo, e uma das mais numerosas do país – foi isto que levou o Bloco Gaviões da Fiel a invadir a avenida em 1976, iniciando a sua história no Carnaval. A Gaviões aceitou esse novo desafio e formou o Bloco que participou do último desfile de carnaval realizado na Avenida São João e foi nesse carnaval (1976) que conquistou o seu primeiro título.

Ao todo a Gaviões participou por 13 vezes do carnaval paulistano como Bloco Especial, sendo campeã por 12 vezes e saindo apenas para transformar-se em Escola de Samba, no ano de 1989 a convite da Liga de SP. O convite para o Bloco se tornar Escola de Samba era o reconhecimento da invencibilidade e do grande crescimento que acontecia a cada ano de desfile da Gaviões como Bloco Especial.

Em sua estreia como Escola de Samba levou o vice-campeonato do Grupo I e subiu ao Grupo Especial. Após um vice-campeonato em 1994, no ano de 1995 viria o primeiro título no grupo especial com o refrão inesquecível “Me dê a mão, me abraça, viaja comigo pro céu”.

De lá pra cá foram mais dois títulos do grupo de acesso (2005 e 2007) e mais três títulos do grupo Especial (1999, 2002 e 2003), que somados ao título de 1995 tornaram a Gaviões TETRA CAMPEÃ do Carnaval, ficando consolidada entre as melhores escolas de samba de São Paulo.

Vale destacar que na noite do desfile, o Distrito Araraquara (antigo CEAR) também receberá shows dos grupos Sakanas e Jeito de Samba.

O Grupo Sakanas, formado em 2013, apresentam um repertório ousado, com releituras musicais apresentando samba, pagode, sertanejo e funk. Criado com o intuito de encarar os mais diversos públicos, o grupo Sakanas tem em sua formação: Mateus (voz), Mosca (voz/banjo), Juninho (voz /cavaco), Lula (violão), Sorriso (bateria), Erick (baixo), Nemias (guitarra), Perego, Bidico e Malcom (percussão).

Já o grupo Jeito de Samba, bastante conhecido em Araraquara e região, foi fundado no final de 2009 e tem a música “Saideira no colchão” como o seu maior sucesso e vem sendo tocada em rádios de todo o país. As músicas do grupo prometem ficar na boca do povo e mexer com muitos corações apaixonados! O grupo é formado por: Vitinho (vocalista), João Barros (percussão e vocal), Biel (percussão e vocal) e Andrezinho (percussão e vocal).

Fusão de blocos – E atenção que na segunda haverá fusão de blocos! O “Para Ressignificar” se encontra com o “3 á Amor” na Rua Ivo Dall’Acqua, atrás do Sesc Araraquara, no Carmo/Quitandinha. O bloco “Para Ressignificar” anima os foliões com concentração às 13h na Praça do Carmo e, às 14h, sai em cortejo em direção da rua atrás do Sesc, onde o bloco “3 é Amor” se concentra a partir das 15h, unindo os foliões em um grande encontro.

O coletivo independente Enraizamento Cultural promoveu a 1ª edição do bloco “Para Ressignificar” no ano passado. Neste ano, o bloco escolheu a temática “Resistências” em homenagem à importância do resgate e reconhecimento da história do Carnaval como elemento de resistência presente nas raízes culturais brasileiras, honrando aqueles que desafiaram adversidades para preservar sua identidade e herança. Busca não apenas proporcionar uma atmosfera de alegria e descontração, mas também criar um espaço que ressalta a importância sociocultural do carnaval como elemento ancestral, destacando o axé e samba-reggae durante o trajeto. Também, um mural informativo e colaborativo sobre a história do Carnaval, irá destacar figuras importantes, artistas negros essenciais para a resistência e construção cultural do Carnaval brasileiro – Cartola, Clementina de Jesus, Preta Gil, Leci Brandão, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Luiz Caldas, Beth Carvalho – entre outros. Vale destacar que o espaço de concentração, na Praça do Carmo, será baseado no conceito de múltiplas linguagens, oferecendo algumas atividades com intervenções artísticas sobre a história do samba e espaços para recreação, com a oficina de Abayomi e de instrumentos musicais de sucata.

Já o bloco “3 é Amor”, fundado em 2019 pela Dolores Produtora Cultural, tem o modernismo e o tropicalismo brasileiros como referências de sua criação. O “3 é Amor” surgiu em 2019, com inspiração tropicalista, sendo sua identidade musical baseada em ritmos da música popular brasileira. Samba, axé, frevo, batucada, marchinhas, maracatu, samba de coco, hits da MPB, brega e muito mais. A democratização do acesso à arte e à cultura são propostas do bloco, assim como a mensagem de tolerância, diversidade e resgate da nossa história. Nesta 4ª edição, o “3 é Amor” apresenta DJ Ceci Tunes, pesquisadora e colecionadora de vinil, com uma compilação animadíssima e, no som ao vivo, a cantora Maria Claudia, que tem trajetória no teatro e no samba. O Bloco da Lira é o convidado para animar o público em cima do trio elétrico. Haverá estrutura de alimentação e bebidas.

Rock na Praça das Bandeiras – O “Carnaval na Praça das Bandeiras” na segunda é dedicado ao rock’n roll, com Simpsons Of The Universe e Banda Karla, a partir das 17h.

Simpsons Of The Universe está na ativa desde 1997, sendo considerada umas das bandas mais antigas da cidade, com repertório de clássicos do rock e metal mundial, como: Kiss, Black Sabbath, Pink Floyd, Iron Maiden, Motorhead, Peter Frampton, Deep Purple, Kings Of Leon, Ozzy, Nirvana, Ramones – entre vários outros. A formação atual conta com: Talo (vocal), Daniel Cestari (bateria), Diogo Cesar (baixo e vocal) e Fabrício Bruca (guitarras).

Também, a Banda Karla é destaque na programação do rock. Surgida em 2017, a banda tem a proposta de resgatar e valorizar o rock nacional em diferentes vertentes dos últimos 50 anos, com um leque de ritmos que inclui o rock clássico, rockabilly, ska, soul, reggae, punk, new wave, entre outros.

No repertório da banda estão os expoentes dos anos 70, como Raul Seixas, Rita Lee e Casa das Máquinas, passando pelas bandas responsáveis pela explosão do rock dos anos 80 e 90 -Legião Urbana, Barão Vermelho, Titãs, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Ira, Uns e Outros e Camisa de Vênus. A cena underground e alternativa também não é deixada de lado, com nomes que vão desde Júpiter Maçã e Wander Wildner a Walter Franco. Hoje, a banda é formada por: Breton Scodeler (bateria), Maurício Bartalini (guitarra), Elias Gibran (baixo) e Paulo Santoro (vocais).

A programação completa do Carnaval da Paz e Cidadania 2024 é totalmente gratuita e pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara. É proibida a entrada com garrafas de vidro ou qualquer outro material cortante nos espaços da festa.

SERVIÇO:

Carnaval da Paz e Cidadania 2024 – “Araraquara unida e cheia de alegria”

Data: segunda-feira (12 de fevereiro)

  Programação:

10h: Carnaval nos Territórios – Hortências                                          

Horário: das 10h às 13h

Local: Campo de Futebol Praça George Washington Rocha (Rua Sinésio Wyss Barreto, esquina com a avenida Jurandir Garçoni – Jardim das Hortências)

13h: Bloco “Para Ressignificar”

Horário da concentração: 13h

Horário da saída do cortejo: 14h

Local da concentração: Praça do Carmo (Av. 7 de Setembro, entre Ruas João Gurgel e dos Libaneses – Carmo)

Local da dispersão: Rua Ivo Dall’Acqua (atrás do Sesc)

15h: Bloco “3 é Amor”

Horário da concentração: 15h

Horário da saída do cortejo: 17h

Local da concentração: Rua Ivo Dall’Acqua (atrás do Sesc)

Local da dispersão: Rua Ivo Dall’Acqua (atrás do Sesc)

15h: Carnaval nos Territórios – Valle Verde

Horário: das 15h às 18h

Local: Quilombo Rosa (Avenida Lázaro Machado, 1150 – Valle Verde)

17h às 23h: Carnaval na Praça das Bandeiras

Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)

Atração: Simpsons Of The Universe e Banda Karla

19h: Carnaval na Passarela do Samba – Desfile da Escola de Samba Gaviões da Fiel

Local: Passarela do Samba do Distrito Araraquara (antigo CEAR – Rua Ivo Antonio Magnani, s/n – Fonte Luminosa)

Atrações: Desfile da Gaviões da Fiel e shows com Sakanas e Jeito de Samba

• Programação gratuita

• É proibida a entrada com garrafas de vidro ou qualquer outro material cortante

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.