São Paulo e Reino Unido formalizam acordo de cooperação para implementação do Plano de Ação Climática do Estado

0
520
Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo - São Paulo e Reino Unida formalizam acordo de cooperação.

Acordo prevê também fortalecer parcerias em comércio e investimentos e promover o desenvolvimento sustentável

O Governo do Estado de São Paulo oficializou, na sexta-feira (12), um memorando de entendimento com o Reino Unido para mitigação e adaptação das mudanças climáticas, incluindo energia renovável, por meio do Marco de Colaboração São Paulo-Reino Unido (SP-UK Collaboration Framework).

O Governador Tarcísio de Freitas recebeu a Embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, no Palácio dos Bandeirantes, para efetivar a parceria que também inclui colaboração nas áreas de comércio e investimento, pesquisa e tecnologia (inclusive em saúde). Para além dessas áreas, o Reino Unido e o Estado de São Paulo vão trabalhar juntos para mobilizar investimentos verdes, serviços, tecnologia e experiências para a implementação do Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo.

“Nós temos diversas ações importantes nas áreas de energia renovável, tecnologia e biogás. Como exemplo, ressalto os ousados programas de reflorestamento e de descarbonização do Estado de São Paulo. A gente poderá avançar ainda mais a partir deste memorando de entendimento, com novos investimentos e parcerias entre o Reino Unido e São Paulo”, declarou o governador Tarcísio de Freitas.

Também estiveram presentes no encontro o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz e o secretário da Casa Civil, Arthur Lima.

“Estou muito contente por ter encontrado, mais uma vez, o governador Tarcísio e dar continuidade às discussões sobre como o Reino Unido pode apoiar o governo do Estado a alcançar sua ambição de atrair mais investimentos, gerar mais empregos e avançar com a agenda de crescimento verde de São Paulo”, ressaltou Stephanie Al-Qaq, embaixadora britânica no Brasil.

Como primeiro passo para o apoio na implantação do Plano de Ação Climática, foi anunciado o UK PACT Country Fund, programa que visa a capacitação técnica para a atração de investimentos privados a projetos relacionados ao tema. Acompanhando a embaixadora estavam o diretor de Comércio e Negócios no Brasil, Martin Whalley; a assessora de Políticas de Clima e Meio Ambiente, Ana Julia Santiago; e o analista político Felipe Augusto Morales.

(Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.