Museu de Reminiscências “Paschoal Gonçalves da Rocha” reabre para o público

0
391

Atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 07 às 11h

Desde a última quarta-feira (01), o Museu de Reminiscências Esportivas “Paschoal Gonçalves da Rocha” voltou a atender presencialmente o público. O espaço fica atrás das arquibancadas do Complexo Aquático do Estádio da Fonte Luminosa, por isso a entrada é pelos portões das piscinas.
O atendimento é gratuito e é realizado de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h, com horário agendado e apresentação de carteira de vacinação da Covid-19. Os interessados podem ligar ou enviar uma mensagem de WhatsApp para o número (16) 99701-6489 ou pelo e-mail [email protected].
Inaugurado em 25 de agosto de 2015, o museu é formado pelo acervo do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, com mais de 10 mil fotos, entre elas do time da Ferroviária, do esporte amador e de clubes amadores de Araraquara e da Seleção Brasileira de Futebol.
Falecido em 19 de novembro de 2014, Paschoal não chegou a ver a Ferroviária retornar para o Paulistão em 2015 e também não viu seu museu ser inaugurado sob a responsabilidade da Secretaria de Esportes e da Prefeitura de Araraquara. A programação do espaço conta com apoio cultural mensal do Clube Araraquarense, Garrido Assessoria Contábil e do poeta afeano Antônio Carneiro Bellier, que ajuda na manutenção do museu, e do grupo Filhos do Paschoal.

AS FESTAS DA SALA

Até em 2013, Paschoal realizava a tradicional Festa de Aniversário das Reminiscências Esportivas. Após seu falecimento, a festa só voltou a ser realizada em 2017, com a Torcida Coração Grená, que na ocasião promoveu o aniversário de 27 anos da sala. Em outubro de 2017 foi criado o grupo Filhos do Paschoal pelos seus filhos Artur e César e o amigo da família, Rodrigo Coutinho Soró Sossolote, e suas respectivas companheiras Isabel, Josy e Gilda, com a participação da sra. Rosmary, viúva de Paschoal, falecida em dezembro de 2020, vítima de complicações da Covid-19. Em uma parceria com a Torcida Organizada Afeganistão, o Museu de Reminiscências promove festas, encontros pós e pré jogos da Ferroviária e campanhas de Natal e da Páscoa Solidária.
Em 2018 e 2019, o espaço recebeu as festas de aniversário de 38 e 39 anos das Reminiscências Esportivas, revivendo as memoráveis festas do saudoso torcedor, com uma premiação dos destaques do esporte, além de torcedores e convidados com a realização do Programa do Quintal ao Municipal com Teroca e Tecão e “No Mundo da Música” com Gê Negão (in memorian) ao vivo pela Rádio Uniara FM 100,1. Em 2020, no dia 25 de maio seria comemorado o aniversário de 40 anos no Clube Araraquarense, porém a festa foi suspensa por conta da pandemia.
No ar desde 2 de dezembro de 2018, o site www.filhosdopaschoal.com.br também é uma fonte de informação para quem quer saber mais sobre Ferroviária, esportes e a vida do torcedor. Fechado desde março de 2020 devido à pandemia, de setembro a dezembro do mesmo ano o museu teve como gestor Rodrigo Soró, que organizou o local e ativou diversas exposições.
Entre os itens em exposição no local estão camisas, fotos e troféus, tanto do esporte profissional, como amador de Araraquara. O espaço ficará aberto até 17 de dezembro, uma sexta-feira, posteriormente entra em recesso pela Prefeitura Municipal e em janeiro retorna com os Torneios Esportivos de Verão.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.