FIDA: inscrições abertas para residência artística com Denny Neves

0
428

“¿Extinto(s)?” é o nome da atividade, que irá abordar a “romantização” do extermínio indígena

O FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara abre as inscrições para mais uma residência artística que será realizada em sua programação: “¿Extinto(s)?, com o pernambucano Denny Neves, será realizada no período de 13 a 17 de setembro, com carga de 30 horas e certificado emitido pela UFBA (Universidade Federal da Bahia).
As inscrições podem ser efetuadas no período de 01 a 06 de setembro, por meio de email. Com 12 vagas abertas, a residência busca por artistas multirreferenciais atuantes em Araraquara: são aguardados artistas da Dança, das Artes Plásticas, de mídias audiovisuais, performers, comunidade LGBTQIAP+, entre outros.
De acordo com Denny, a história do extermínio dos povos indígenas em São Paulo dos séculos passados foi romanceada e contada pela perspectiva dos “vencedores” – os Bandeirantes. “De romantismo em romantismo consideramos que, atualmente, em virtude da Carta Constituinte de 1988, os povos indígenas são designados como eternos os candidatos à “nobres selvagens” que passaram a ser os heróis “ecológicos” da Nação”, aponta o dançador e coreógrafo Brincador, que e´ Mestre e Doutorando pelo Programa de pós-graduação em Dança da UFBA.
“A proposta de residência artística busca refletimos aqui o extermínio que a história oficial paulista fez questão de sepultar sob a tampa de concreto do silêncio, escrevendo, em seu lugar, relatos fantasiosos romanceados por escritores e folcloristas, como uma ‘simples saga de imigrantes'”, justifica Denny. “Hoje a única memória, referente ao termo, presente na cidade de Araraquara se limita a um bairro da região sul da cidade – A Vila Guaianases”, aponta.
A seleção para a residência será efetuada pelo próprio Denny, que levará em consideração: breve currículo do candidato; carta de intenção; disponibilidade para estar integralmente disponível durante o processo. Os inscritos também devem passar por uma entrevista online com Denny.
As inscrições devem ser realizadas pelo link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7eX_56N7ax4WgY9VDiSBrRS8wFuo7bcjerC2T3pn6JYJG5g/viewform?usp=sf_link). No dia 08 de setembro será divulgado o resultado dos pré-selecionados que passarão por uma entrevista online no dia 09, sendo o resultado da seleção divulgado no dia 10. No dia 11 de setembro os selecionados já participam de um encontro remoto.
Os encontros presenciais serão realizados no período de 13 a 17 de setembro, das 13 às 18 horas, na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira. O resultado do trabalho efetuado nesta residência fará parte da programação do FIDA 2021. Os ensaios e filmagem do resultado acontecem nos dias 18 e 19 de setembro.
Vale destacar que Denny Neves atua nas práticas de salvaguarda das manifestações provenientes das culturas indígenas, repertórios populares e afro-brasileiras na Escola de Danc¸a da UFBA. Também, é: membro da Nação do Maracatu Porto Rico (PE), onde mantém dedicação às expressões das danças dos Caboclos de Pena Reiamar; diretor artístico e coreo´grafo do Coletivo de Pesquisa e Criac¸a~o em Danc¸as Populares do Brasil – Rapadura com Urucum & Dende^ – UFBA; membro dos Grupo de Pesquisa Umbigada e Gira – UFBA- CNQP; produtor cultural do Movimento Cultural Boi Estrela de Igatu, pela ONG Gerais – Revitalizac¸a~o Cultural e Socioambientalismo na Chapada Diamantina – BA; Mestre Sala e agitador cultural do Bloco de Samba de Hoje a Oito.
Toda a programação do FIDA 2021 é gratuita. Acompanhe as informações pelo site: www.araraquara.sp.gov.br/fida2021
Festival Internacional de Dança 2021 — Prefeitura Municipal de Araraquara
www.araraquara.sp.gov.br
Em edição híbrida, o festival será realizado de 22 a 30 de setembro, com atividades totalmente remotas e gratuitas, com foco nos enfoques no corpo

SERVIÇO:

21º Festival Internacional de Dança de Araraquara (FIDA 2021)

Inscrições abertas para a residência artística “¿Extinto(s)?”, com Denny Neves (UFBA – Universidade Federal da Bahia)
– Período para inscrições: de 01 a 06 de setembro
– Documentos necessários: breve currículo do candidato, carta de intenção e disponibilidade para estar integralmente durante o processo
– Envio das inscrições: pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7eX_56N7ax4WgY9VDiSBrRS8wFuo7bcjerC2T3pn6JYJG5g/viewform?usp=sf_link
– Mais informações: [email protected]
– Encontros presenciais e desenvolvimento da residência: de 13 a 17 de setembro, das 13 às 18 horas, na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira
Grátis

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.