Dengue: Cecap, Melhado, Santa Angelina e Harmonia recebem vistoria

0
320
Foto: Tetê Viviani
Já a nebulização passará pela Vila Xavier e o fumacê atuará no Jardim Morumbi nesta terça-feira (7)

 

Nesta terça-feira (7), seis regiões da cidade receberão as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti promovidas pela Prefeitura de Araraquara. Os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica realizarão trabalhos de vistoria casa a casa em busca de possíveis criadouros no Cecap, Melhado, Santa Angelina e Vila Harmonia. Já a nebulização será realizada na Vila Xavier, enquanto o fumacê passará pelo Jardim Morumbi.

A vistoria é realizada em uma média de 30 mil casas por mês na cidade e em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada, porém vale considerar que 80% dos criadouros de dengue se encontram nas residências, o que torna ainda mais importante a permissão por parte dos moradores.

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Gerência de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, alerta os moradores que estão recebendo a visita da Vigilância Epidemiológica para que eles fiquem atentos à identificação dos agentes. O motivo do alerta se deve ao risco de golpistas se aproveitarem das inspeções que estão sendo feitas para entrar nas residências e cometer delitos. A Vigilância Epidemiológica destaca que é imprescindível que a população participe da luta contra a dengue, autorizando o acesso aos quintais e residências para a eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença, mas é importante prestar atenção na identificação do agente antes de permitir o acesso à residência.

Os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica trabalham sempre uniformizados, com camiseta cinza e colete marrom, além de circularem em carros oficiais. Já os supervisores circulam com camiseta verde, com identificação da Vigilância.

Em caso de dúvida sobre a identificação da equipe, o morador pode ligar no Controle de Vetores, nos telefones 3303-3123 e 3303-3124.

Números da epidemia

Segundo números divulgados na última terça-feira (31) pela Vigilância, no ano de 2022 foram registrados 10.010 casos confirmados de dengue. Foram 150 casos em janeiro, 702 casos em fevereiro, 4.895 em março, 3.118 em abril e 1.145 em maio. Neste ano, 17 óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara. Uma falha no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) não permitiu a atualização dos números de casos nos últimos dias.

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

Atendimento

O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas por dia.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.