Cancelamento

0
4257
Da Redação/opinião
O ESTADÃO publicou uma reportagem muito interessante, com pesquisa de que os jovens estão evitando discutir política na internet, com medo de serem cancelados. Você sabe o que é isso?
Cancelamento é um fenômeno de julgamento sumário, típico de internet. Por acaso, divulga-se qualquer opinião que não cai bem no gosto dos internautas, passa-se a ser atacado, até recebendo campanhas ostensivas de boicote e agressões.
Pois é. Tudo isso por uma opinião divergente.
O efeito danoso é evidente: um espaço (internet), que teria todas as condições para ser uma arena democrática de discussão, perde representatividade de opiniões contrárias com base no medo. Pior: os jovens – alguns com dificuldade de expressão e de interesse por temas gerais – perdem espaço para treinar sua escrita e expressão de opinião.
No final, a sociedade perde como um todo, por ausência de debate verdadeiro. Não, não nos referimos a bate boca, xingamentos. Mas à efetiva troca de ideias, com base nas possíveis diferentes visões de cada um sobre mundo, Brasil, meio ambiente, saúde, educação…
Debate, sem educação e respeito, vira discussão tola. Não é debate. Debate sem oposição de ideias, igualmente, não é debate. É acariciar seu próprio ego, reforçando suas ideias. Ou seja, apenas um espaço de preguiça intelectual.
Por isso, um pedido aos nossos queridos jovens: ignorem aqueles porventura agressivos, expressem-se! Liberdade de expressão respeitosa é direito básico de todo ser humano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.