Aprovado pela Câmara Municipal, programa oferece oportunidade de recomeços

0
325

O presidente do Legislativo, Aluisio Boi (MDB), reconheceu a importância da iniciativa para mudar o futuro dos beneficiários

“Que vocês sejam semeadores desse conhecimento adquirido”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, o vereador Aluisio Boi (MDB), durante a solenidade de recepção aos novos integrantes da 8ª turma do Programa de Incentivo à Inclusão Social (PIIS) Frentes da Cidadania, realizada no auditório da Biblioteca Municipal de Araraquara “Mário de Andrade”, na terça-feira (30).
Este programa da Prefeitura tem por objetivo promover a inclusão social, a qualificação profissional, a elevação da escolaridade e da renda para munícipes em situação de vulnerabilidade, por meio da concessão de uma bolsa-auxílio no valor mensal de um salário mínimo pelo período de um ano. O benefício tem como condicionalidade a participação, com frequência, em cursos de capacitação profissional e na educação básica.
“Na vida, a diferença está em quem tem oportunidade e quem não tem. Esse programa mostra que vocês podem superar as adversidades e oferece apoio até que consigam caminhar sozinhos. Nós acreditamos em vocês! Acreditem também e invistam em si mesmos”, frisou o prefeito Edinho Silva (PT).
Para Ingrid Iani Vidal, que já participou do programa Frentes da Cidade e agora é funcionária de uma grande empresa e estudante do curso superior de Ciência Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a oportunidade fez toda a diferença. “Eu enfrentei muitas dificuldades e muitos de vocês também enfrentarão, mas não desistam, não deixem os obstáculos vencerem. Lembrem-se de que nunca é tarde e de que o erro também é uma conquista”, afirmou a universitária aos iniciantes no programa.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, destacou a mudança na autoestima dos beneficiários que concluíram o PIIS. “Vocês estão mais donos de si. A transformação é perceptível. É esse se colocar em primeiro lugar que faz a diferença.”
Boi lembrou que a Câmara Municipal aprova programas como esse, pois sabe que essas iniciativas melhoram a vida das pessoas. “Agora, vocês são exemplos para quem está começando e também para toda a sociedade. Que vocês sejam multiplicadores de esperança para quem precisa”, concluiu o presidente.
Na mesma ocasião, aconteceu o lançamento do livro “Receitas e Memórias Afetivas”, de autoria dos beneficiários do programa PIIS-Frentes da Cidadania, com apoio da Coordenadoria de Segurança Alimentar (da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social) e da Coordenadoria do Trabalho, Economia Criativa e Solidária (da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo). “O livro é uma combinação de pessoas, temperos e sentimentos. São receitas de família contadas com muito afeto. Isso é trabalho de educação alimentar: pensar na comida”, ressaltou a coordenadora de Segurança Alimentar, Silvani Silva.
Também participaram do evento a vice-presidenta da Câmara Municipal de Araraquara, Thainara Faria (PT), e os vereadores Emanoel Sponton (Progressistas) e Paulo Landim (PT), além do vice-prefeito, Damiano Neto (Progressistas), a coordenadora Municipal do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, outros servidores da Prefeitura e representantes da sociedade civil. (Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.