Novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde tomam posse

0
303
Foto: Tetê Viviani

Grupo, criado em 1991, é formado por 32 titulares e seus suplentes e atua na fiscalização e na sugestão de política públicas na área da Saúde

O prefeito Edinho empossou os novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde em evento na sede da Vigilância em Saúde, na noite de segunda-feira (22). Criado em 1991, o conselho é formado por 32 membros titulares e seus suplentes e tem atuação na fiscalização e na sugestão de políticas públicas na área da Saúde.
Metade do conselho é formado por entidades e movimentos representativos de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Outros 25% são de entidades representativas de trabalhadores da saúde, 12,5% de representantes de prestadores de serviços ao SUS e 12,5% de integrantes da administração pública. Os membros do conselho não são remunerados e têm mandato de 4 anos.
“Agradeço muito o ótimo trabalho dos conselheiros que estão deixando o mandato que se encerra e desejo uma ótima gestão aos conselheiros que iniciam hoje. Depois de enfrentarmos a pandemia, maior tragédia humanitária da história do Brasil, temos muitos desafios ainda pela frente”, destacou Edinho.
Para o prefeito, o SUS passou por um grande teste na pandemia e sua presença em cada município brasileiro foi importante para salvar vidas e garantir uma vacinação eficiente. “Nenhum país do mundo tem um sistema de saúde como o nosso”, ressaltou.
Edinho ainda falou sobre os próximos desafios da Saúde e do papel dos conselhos gestores das unidades de saúde na construção do SUS. “Precisamos enfrentar o déficit de exames e de cirurgias eletivas acumulado na pandemia. Além disso, é necessário fortalecer os conselhos gestores de cada unidade de saúde. Os usuários devem nos dizer se as políticas públicas de saúde estão funcionando. E o Conselho Municipal de Saúde terá papel muito importante nesse processo”, concluiu.
A secretária de Saúde, Eliana Honain, abordou o papel do conselho dentro do SUS. “O conselho faz parte de um elo importante com o Sistema Único de Saúde. Não existe SUS sem a participação da comunidade. O conselho é de 1991. O SUS é de 1988, regulamentado em 1990 e, em 1991, já estávamos nos reunindo. É um conselho muito forte, sempre lutando pela melhoria da assistência na Saúde”, afirmou Eliana.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Haroldo Campos, agradeceu aos conselheiros pelo trabalho, inclusive com reuniões online durante a pandemia, e saudou os novos empossados.
“São pessoas que lutam há muito tempo em prol da nossa Saúde. E sempre tendo em mente as dificuldades que nós atravessamos, mesmo antes da pandemia. Assim é o SUS: os problemas aparecem e vamos resolvendo. Quero saudar os novos conselheiros e os que continuarão”, disse Haroldo.
Também estiveram na posse a diretora executiva da FunGota, Lúcia Ortiz; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de São Carlos, Denilson Tochio; além de coordenadores e gestores municipais e os conselheiros empossados.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.