3º Fórum Internacional Senac de Educadores reflete espaços de ensino mais democráticos e inovadores

0
288

* Evento promovido pelo Senac São Paulo vai de 22 a 25 de agosto, com programação gratuita transmitida pelo canal do YouTube da instituição

O 3º Fórum Internacional Senac de Educadores reúne especialistas de diversas partes do Brasil e de outros países para refletir sobre o atual momento histórico e o que está por vir na Educação após significativos impactos da pandemia de Covid-19. A programação também abordará tendências para tornar o acesso ao conhecimento cada vez mais global, inovador e plural.

O Senac São Paulo, instituição idealizadora e realizadora do evento que acontece de 22 a 25 de agosto, disponibilizará todas as discussões de forma on-line e ao vivo, por meio de seu canal no YouTube. As palestras serão realizadas das 15 às 17 horas, para todos os públicos. Para garantir presença, os interessados podem fazer inscrições gratuitas no site do evento.

Os encontros serão oportunidades de levar à sociedade temas importantes e que fazem parte do cotidiano de todos. A instituição acredita que a educação deve ser debatida constantemente e em todos os âmbitos, não apenas no acadêmico.

Participam da abertura do evento, dia 22 de agosto (segunda-feira), Lucila Mara Sbrana Sciotti, doutora em Educação e superintendente de Operações do Senac São Paulo, o professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e embaixador de Portugal na UNESCO (2018-2021), Antônio Nóvoa e Caio Dib, designer de serviços e consultor em projetos que trabalham com educação e inovação. Com o título Educação e sociedade: mudanças culturais provocadoras de inovação, a mesa-redonda que abrirá o Fórum terá como mediadora a coordenadora educacional do Senac São Carlos, Márcia Cristina Fragelli.

Já na terça-feira, dia 23 de agosto, o debate Pensar a Escola Plural traz Sara Wagner York, professora e especialista em Gênero e Sexualidades; Sanna Ryynanen, cientista social finlandesa que leciona Pedagogia Social na University of Eastern Finland (Kuopio, Finlândia); e Luana Tolentino, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG e professora de História da Educação Básica, que se dedica à Formação Inicial e Continuada de Professores. O mediador será Marcos Roberto Souza Brogna, jornalista, autor do livro Viva (e entenda) a diferença, pela Editora Senac São Paulo e professor do Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

Formação docente: ensinar e aprender em uma sociedade diversa e multicultural será o assunto da quarta-feira, 24 de agosto, entre Allyne Andrade e Silva, advogada especialista em Teoria Crítica Racial, além de professora e superintendente do Fundo de Direitos Humanos do Brasil; Jerá Guarani, pedagoga e liderança Guarani Mbyá da Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul de São Paulo; e Fernando José de Almeida, filósofo, pedagogo, professor de pós-graduação em Educação e ex-secretário Municipal de Educação de São Paulo. A mediação ficará por conta de Eliane Baltazar Godoi, pedagoga especializada em Educação e Gestão Administrativa, ex-secretária Municipal de Educação de Votuporanga e atual gerente do Senac na mesma cidade, no interior paulista.

O encerramento do 3º Fórum Internacional Senac de Educadores será com o diálogo sobre Leitura do mundo e educação: transformações sociais e novas relações, que contará com as participações de Heloisa Gomes Ribeiro Vendramini, psicóloga, mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba e gerente do Senac Campinas; Conrado Schlochauer, administrador de Empresas e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP; Ladislaw Dowbor, economista e professor titular de pós-graduação da PUC-SP; e Vitor Gabriel Ponciano de Carvalho, empresário de 17 anos que cursa o segundo ano no Ensino Médio Técnico em Administração do Senac Campinas e criou o aplicativo Afrocrown, vencedor da 14º edição do Empreenda Senac. O mediador será Paulo Sérgio Rezende, mestre e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e gerente do Senac Tatuapé e Serra de Bragança, na capital.

Serviço:

3º Fórum Internacional Senac de Educadores

Data: de 22 a 25 de agosto de 2022

Horário: das 15 às 17 horas

Inscrições: site do Senac São Paulo

Evento gratuito

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.