Você conhece o Maqui?

0
40

Quem é Conceição?

O início de sua jornada no Colégio Progresso foi marcado por uma reviravolta inesperada. Enquanto cursava matemática na UFSCar, ela recebeu um convite para uma entrevista de emprego para lecionar Química, uma área na qual ela não tinha experiência formal. “Foi a primeira entrevista da minha vida, e eu estava nervosa e empolgada ao mesmo tempo”, confessa ela.

Apesar das incertezas, a confiança do Professor Ulisses do Santos Ribeiro, foi determinante para sua contratação. Ele assegurou à Dona Ancéia, diretora do colégio na época, que Conceição seria capaz de assumir o desafio. E assim, com uma saia plissada e uma blusa de seda – sua melhor roupa na ocasião -, Conceição compareceu à entrevista e conquistou o cargo.Conceição destaca a proximidade de idade entre ela e seus estudantes na época. “Eu tinha apenas 20 anos quando entrei para o colégio, então era natural que os alunos se identificassem comigo”, explica ela. Essa conexão especial resultou em momentos divertidos.
Ao encerrar, a Prof.ª Conceição expressa sua gratidão pelo Colégio Progresso, um lugar que não apenas moldou sua carreira como educadora, mas também enriqueceu sua vida com lembranças inesquecíveis e lições valiosas.

Nascimento do Maquifísica

Tudo começou com a Professora Maria Conceição Barbosa dos Santos, que desde muito jovem compartilhava seu dom para o ensino, ministrando aulas particulares aos 12 anos de idade.

À medida que avançava em sua jornada educacional, Conceição ampliava seu alcance, sempre preparando alunos para o vestibular durante sua trajetória universitária. Foi durante esse período que ela começou a desenvolver material didático próprio, criando listas de exercícios a partir de recortes de livros e colagens em folhas sulfite.

O que começou como um esforço artesanal logo se transformou em algo maior, à medida que seus alunos compartilhavam o material entre si e formavam grupos de estudo. Essa demanda crescente culminou na necessidade de formalizar sua iniciativa educacional. Foi então que surgiu o nome Maquifísica, uma combinação das disciplinas de matemática, química e física, concebida pelo marido de Maria Conceição.

Ao longo dos anos, tornou-se um centro de excelência acadêmica, onde o amor pelo ensino e a busca pelo conhecimento são cultivados diariamente, deixando um legado duradouro na comunidade educacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.