Curiosidades Históricas do Colégio Progresso

0
285
Alunas do Colégio desfilando

Luigi Polezze

Essa coluna foi feita tomando com base um estudo de recortes jornalísticos encontrados na Biblioteca Municipal e de depoimentos dos funcionários e ex-funcionários do Colégio Progresso de Araraquara.

Jogos do Interior – Colégio Progresso

Na década de 60, em Araraquara, existiam os Jogos do Interior, nos quais escolas da região se reuniam para participar de competições desportivas. O Colégio Progresso (CPA) muitas vezes representava Araraquara nesses jogos, orgulhosamente levando o nome da cidade.

Carros alegóricos

Um evento que não ocorre mais nos dias de hoje, mas era relativamente frequente antigamente, eram os carros alegóricos que desfilavam pela cidade em datas comemorativas como 7 de setembro, aniversário da cidade, carnaval, entre outras. O Colégio Progresso também participava dessas apresentações com seu próprio carro alegórico, representando sua estrela ao fundo da Morada do Sol.

Quadra fechada

A construção do que hoje é conhecido como “quadra fechada” foi feita na década de 60, como o esqueleto do que conhecemos hoje como a melhor quadra do CPA. A primeira versão era aberta e já contava com a característica arquibancada que perdura até os dias de hoje.

Fachada do Colégio Progresso de Araraquara

Os característicos lances de escada do colégio foram feitos na década de 60. Para aqueles que não são da época, saibam que o local era plano antigamente. No entanto, a rampa foi construída para embelezar a arquitetura do colégio e dar uma nova fachada. Hoje, a fachada do colégio é um símbolo de Araraquara, sendo considerada um ponto turístico em épocas natalinas, com seus maravilhosos enfeites de Natal que iluminam as noites de Araraquara.

Primeiro parque do Progresso

Hoje todos sabem como é o parque para as crianças do Colégio Progresso de Araraquara, mas ele já passou por várias reformas e nada se parece com sua primeira versão, criada na década de 60. Na foto, podemos observar como o local era mais arborizado, com um espaço menor e vários brinquedos para que as crianças do colégio pudessem se divertir amplamente.

Corpo docente  da década de 60

Para aqueles que não se lembram, na década de 60, a líder do Colégio Progresso foi a diretora Noemi, que contribuiu com todos os eventos já citados acima. Na foto, junto a ela, estão um grupo de alunas e, em ordem, as professoras: Prof.ª Nabya, Diretora Noemi, Prof.ª Maria Pia, Diretora Celina, Prof.ª Angelina, Prof.ª Teresa Abritta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.