Terça-feira (14): Mostra Audiovisual Wallace Leal tem bate-papo e oficina

0
867
Foto: Divulgação - Álvaro Alves

Programação começa cedo com bate-papo com turma do curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara; à tarde tem a oficina “Releituras de mundo: apropriação e remontagem de imagens e sons para contextos educativos” e no começo da noite tem o bate-papo “Políticas Públicas de preservação audiovisual”

A 10ª Mostra de Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues – que nesta edição traz como temática “Expressões audiovisuais em tempos de crise” – chega ao quarto dia da programação nesta terça-feira, 14 de dezembro, com: um bate-papo sobre a montagem do espetáculo virtual “SUB (i)MUNDOS”, com os alunos da 17ª turma do curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara (10h); a oficina “Releituras de mundo: apropriação e remontagem de imagens e sons para contextos educativos”, com Álvaro Alves (14h30); e o bate-papo “Políticas Públicas de preservação audiovisual”, com Débora Butruce, Tiago Castro e Weber Fonseca (18h30).

“SUB (i)MUNDOS” – Pela manhã, às 10 horas, no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube, será realizado o bate-papo sobre a montagem de “SUB (i)MUNDOS”, com os alunos da 17ª turma do curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara. O espetáculo virtual é baseado na obra “Ratos e homens”, de John Steinbeck, e foi destaque na abertura da Mostra no último sábado. Esta dramaturgia coletiva retrata seres humanos despidos de sua humanidade e inseridos em meios hostis e violentos, sejam de lugares ou de pessoas, provocando a zoomorfização das personagens diante do limbo do sistema econômico. Traz à tona a dificuldade humana de afeto frente à crueldade do mundo acentuando a impossibilidade de estabelecer vínculos entre seres embrutecidos e brutalizados. Expõe a precarização do trabalho nas relações de submissão que impedem a realização do sonho da casa própria e a liberdade de viver sem patrão.
O espetáculo tem direção e concepção de Renata Berti; fotografia, pesquisa e recursos multimeios de Jorge Okada; iluminação de Paulo Bretas; montagem cenográfica e orientações de segurança de Jéferson Perez; coordenação de área de Guilherme Miranda Lima Nascimento; apoio técnico de Samantha Medeiros Parelli e Luana Dias; e apoio de montagem de Luís Claudio Lopes.

“Releituras de mundo” – Já a oficina “Releituras de mundo: apropriação e remontagem de imagens e sons para contextos educativos”, com Álvaro Alves, será das 14h30 às 17 horas. São 30 vagas e as inscrições ainda podem ser efetuadas pelo link https://forms.gle/EExWHxr7pGkJED1L7. A atividade será realizada pela plataforma Zoom.
Esta oficina pretende trazer uma reflexão sobre as possibilidades de apropriação e remontagem das imagens no contexto de obras ensaísticas na arte (fotografia, literatura e cinema), bem como seu potencial para formação de um pensamento por imagens. Ao explorar o potencial de produção de pensamento na articulação de imagens, textos e sons, apontamos a possibilidade de um uso pedagógico da arte da montagem no contexto de oficinas e cursos de cinema e educação. O trabalho sobre o arquivo de imagens, pessoal ou coletivo, permite pensar diferentes dispositivos e jogos de montagem capazes de conjugar memória e fabulação em processos criativos. No contexto das crises de fake news e produção e circulação desenfreada de desinformação, também é de nosso interesse pensar como processos de montagem e produção de filmes que se utilizam de arquivos podem suscitar um anteparo para uma memória e uma experiência críticas das imagens.
Álvaro Renan José de Brito Alves é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação, no Centro de Artes da UFPE. Pesquisador e oficineiro em Cinema e Educação. Faz parte do Grupo LEVE (Laboratório de Experiência, Visualidade e Educação) do Centro de Educação da UFPE.

O bate-papo “Políticas Públicas de preservação audiovisual”, com Débora Butruce, Tiago Castro e Weber Fonseca, às 18h30, será realizado pelo canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube.
Débora Butruce é preservadora audiovisual, produtora cultural e curadora. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, foi Visiting Scholar na New York University, no Moving Image Archiving and Preservation Program. É profissional da área de preservação audiovisual desde 2001, com atuação nas principais instituições brasileiras, como o Centro Técnico Audiovisual, o Arquivo Nacional, a Cinemateca do MAM-Rio e em projetos na Cinemateca Brasileira, e também no exterior. Em curadoria audiovisual, atua na realização de mostras de cinema e programas especiais, além de participar de comitês de seleção de festivais e editais de fomento. Membro fundador da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), faz parte da diretoria desde 2014 e é a atual presidenta.
Tiago Gomes é bacharel em Cinema & Audiovisual e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Além de curador e pesquisador, trabalhou principalmente na área da preservação audiovisual, tendo passado pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv), Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) e Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Entre 2016 e 2020, trabalhou na Cinemateca Brasileira, no setor de Preservação de Filmes. Atualmente é Secretário Geral da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA).
Já Weber Fonseca é ator, produtor, diretor de teatro, escritor, artista visual em arte urbana. Atualmente é Coordenador Executivo de Acervos e Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Araraquara. Formou-se no Programa Formativo sobre Patrimônio, Memória e Gestão Cultural no Museu Casa Mário de Andrade. Docente e consultor do curso Produção Cultural do SENAC (2014-2021). Sócio e diretor da produtora Ocre Marajó. Ativista LGBTIA; produz o canal ROLEGBT e o bloco de festas populares Petit PhUÁ. Realiza as intervenções urbanas POSTALGBT e REXISTIR. Autor do livro “LGBTFOBIA – casos de violência por discriminação de gênero, identidades e orientações sexuais na grande São Paulo”, editora Lamparina Luminosa.
A programação da Mostra Wallace Leal segue até sábado, 18 de dezembro, com programação inteiramente gratuita.

SERVIÇO:

10ª Mostra de Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues
Data: terça-feira (14 de dezembro)

– Programação:

10h – Bate papo com alunos da 17ª turma do curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara sobre a montagem de SUB (i)MUNDOS
Local: YouTube – Canal da Prefeitura de Araraquara

14h30 às 17h – Oficina “Releituras de mundo: apropriação e remontagem de imagens e sons para contextos educativos”, com Álvaro Alves
Onde: Plataforma Zoom
30 vagas – Inscrições pelo link: https://forms.gle/EExWHxr7pGkJED1L7

18h30 – Bate papo “Políticas Públicas de preservação audiovisual”, com Débora Butruce e Tiago Castro, da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, e Weber Fonseca, coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico de Araraquara
Onde: YouTube – Canal da Prefeitura Municipal

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.