Parceria entre Coordenadoria de Mulheres e Secretaria de Saúde promove formação continuada da equipe técnica do CRM e importante diálogo entre os serviços

No último dia 7 de fevereiro, a gestora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Gláucia Cristina Dias Harteman, e a gerente de Saúde Mental, Gislaine Oliveira Martins, realizaram uma ação formativa com as psicólogas do Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti” e Casa das Margaridas “Yasmin da Silva Nery”, além das estagiárias de psicologia (Programa Jovem Cidadão), assim como a coordenadora de Política para Mulheres, Grasiela Lima, tendo em vista o debate dos casos atendidos pelo CRM, principalmente no âmbito psicológico, e a busca por um atendimento multidisciplinar mais eficaz para que as mulheres em situação de violência superem os agravos à sua saúde mental.

 
A secretária de Saúde, Eliana Honain, valorizou a iniciativa. “É extremamente importante essa parceria entre a equipe da Saúde Mental e o Centro de Referência da Mulher. Temos que trabalhar muito a intersetorialidade e trocar muito os nossos conhecimentos. Esse é o momento único de podermos ajudar essas mulheres que têm momentos tão difíceis em suas vidas e que tem que superar tantas dificuldades econômicas, sociais e também emocionais. Essa parceria vem de encontro a prestar um serviço integral às nossas mulhetes”, salientou.

Grasiela Lima explicou que a formação será realizada até o final de fevereiro e tem como objetivo fortalecer e melhorar o fluxo dos atendimentos efetuados pelo CRM e que demandam os serviços prestados pela Saúde Mental. “O crescimento da violência contra as mulheres tem afetado sobremaneira a saúde mental das mesmas, fato que tem levado ao aumento da demanda por atendimento psicológico e psiquiátrico. Observa-se que o adoecimento mental das mulheres tem resultado em casos de transtorno mental e significativa relação com depressão, transtorno de ansiedade, quadros neuróticos e psicóticos, automutilação, ideação suicida e uso abusivo de substâncias. Nesse contexto, a parceria da Coordenadoria de Mulheres com a Secretaria de Saúde, através dos serviços prestados pelo CRM, Casa das Margaridas, CAPS II e CAPS-AD, articulam-se no sentido de enfrentar os agravos à saúde mental das mulheres de forma mais efetiva”, ressaltou.

Assim, o encontro formativo entre as profissionais permitiu um conhecimento maior sobre o cotidiano dos atendimentos, as novas abordagens em saúde mental e principalmente a construção de novas maneiras de viabilizar o cuidado em rede, buscando-se formas de padronizar e otimizar o acolhimento e atendimento às mulheres na perspectiva de gênero, indo além da prática do simples encaminhamento dos casos e favorecendo uma corresponsabilização dos serviços envolvidos. “Essa ação formativa tem sido avaliada como extremamente positiva pelas profissionais envolvidas e resultará em melhoria na qualidade e otimização dos atendimentos, assim como propiciará a reformulação do Programa de Saúde Mental das Mulheres, que é desenvolvido pela Coordenadoria de Mulheres através do CRM, e que se fortalecerá com a fundamental parceria da Secretaria de Saúde a partir dos diálogos estabelecidos nesses encontros formativos”, completou Grasiela.

 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.