Prefeitura leva orientação, preservativos e testes rápidos para a população durante a folia do Carnaval

0
85

Objetivo do Programa IST/Aids/CTA, da Secretaria Municipal de Saúde, é informar, reforçar a importância do uso de preservativos e oferecer testagem rápida

A equipe do Programa Municipal de IST/Aids/CTA de Araraquara, da Secretaria Municipal de Saúde, estará nas ruas durante este carnaval, em pontos estratégicos, para distribuição de preservativos e panfletos informativos, além de realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites. As ações tiveram início já no último sábado, dia 3, no Parque Infantil, durante o pré-carnaval do Bloco Petit Phuá.

De acordo com Saliane Ribeiro, gestora do Programa Municipal de IST/AIDS/CTA de Araraquara, os panfletos informativos focam principalmente a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV, que são métodos preventivos indicados para pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV.

A PrEP consiste na tomada de medicamentos, antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Ou seja, é uma medida preventiva realizada com acompanhamento regular de saúde.

Já a PEP é uma medida de urgência, para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV. “A Profilaxia Pós-Exposição deve ser adotada quando a pessoa tem relação sexual sem preservativo, se expondo ao HIV. Neste caso, ela tem até 72 horas para fazer uso do antirretroviral. E neste período de carnaval, a porta aberta para este atendimento é a emergência da Santa Casa”, informa Saliane. “Além dos panfletos orientando as pessoas sobre esses métodos, também oferecemos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites. O objetivo é levar os testes ao maior número de pessoas possível, com garantia de sigilo, qualidade no processo diagnóstico e acesso oportuno ao tratamento”, destaca Saliane.

Ainda segundo a gestora do Programa Municipal de IST/Aids/CTA, com base na programação do Carnaval 2024 da Prefeitura, foram priorizados locais de maior vulnerabilidade.

Dessa forma, as ações durante a folia serão realizadas neste sábado, dia 10, durante a programação do Carnaval nos Territórios do Parque São Paulo, das 15 às 17 horas, na Praça do Futuro (Rua João Zacarias – Residencial Alamedas 2). No mesmo dia, das 17 às 20 horas, a equipe estará atuando durante o Bloco Unides do Vale, na Praça da Independência, na região central.

No domingo, dia 11, as ações ocorrem no Carnaval nos Territórios do Residencial dos Oitis, das 10 às 13 horas, no Centro Comunitário do Residencial dos Oitis (Avenida Pedro José Larocca, s/n, Oitis). E ainda no domingo, das 15 às 18 horas, no Carnaval dos Territórios no Cruzeiro do Sul, na EMEF Waldemar Saffiotti (Rua Mário Barbugli, 1.015, Jardim Cruzeiro do Sul I e II).

Na segunda-feira de carnaval, dia 12, a equipe estará no Carnaval dos Territórios do Hortências e do Valle Verde. No Hortências, será das 10 às 13 horas, no Campo de Futebol Praça George Washington Rocha (Rua Sinésio Wyss Barreto, esquina com a avenida Jurandir Garçoni, Jardim das Hortências). E no Valle Verde, das 15 às 18 horas, no Quilombo Rosa (Avenida Lázaro Machado, 1150, Valle Verde)

E na terça-feira, dia 13, as ações estarão sendo realizadas no Carnaval dos Territórios do Jardim Paraíso, das 10 às 13 horas, na USF “Dr. José Ricardo de Carvalho Angelieri” (Rua Bento Ramalho Machado, s/n, Jardim Paraíso) e, em seguida, das 14 às 20 horas, no tradicional Carnaval da Bento, na Avenida Bento de Abreu.

Vale enfatizar que testagem já faz parte da rotina desenvolvida por meio do Programa Municipal de IST/Aids, sendo realizada ao longo do ano na sede do Centro de Testagem e Aconselhamento IST/Aids (CTA), localizado Rua Padre Duarte, 2.414, no Centro. O horário de atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sendo que para testagem o atendimento é das 7h30 às 16h30. O contato com o órgão pode ser feito pelo telefone (16) 3333-6700 ou pelo e-mail dst.aids@araraquara.sp.gov.br.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.