Meio Ambiente realiza ação de Educação Ambiental no CER José Ênio Casalecchi

0
91

A importância do descarte correto dos resíduos sólidos é o foco da ação “Lixo é o bicho! Como podemos mudar essa realidade?”, realizada durante a reunião de pais

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental (GPSEA), realizou, na manhã da última sexta-feira (2), a ação de educação ambiental “Lixo é o bicho! Como podemos mudar essa realidade?”, na reunião de pais do CER José Ênio Casalecchi. A atividade fala sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos urbanos.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, estão sendo planejadas mais ações de Educação Ambiental voltadas contra o descarte irregular de resíduos na região norte do município. “A sensibilização é fundamental para a mudança de hábitos da população”, reforça ele.

Durante a atividade no CER José Ênio Casalecchi, Alexandre Ferrari, professor responsável pelo Centro Municipal de Educação Ambiental (CMEA), contextualizou sobre a diferença entre lixo e resíduo. “O descarte inadequado pode trazer agravos à saúde e ao meio ambiente, como o problema de surtos de doenças e de graves acidentes com animais peçonhentos, em especial, com o escorpião amarelo Tityus serrulatus”, enfatizou, acrescentando ainda os problemas de contaminação do solo, água, destruição das matas, queimadas, erosões e assoreamentos que podem ocorrer com o descarte irregular dos resíduos.

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Iost, explicou sobre os sistemas de Saneamento Ambiental para coleta e destinação final de resíduos. “Temos a coleta de lixo domiciliar, coleta seletiva realizada pela Cooperativa ACÁCIA) e o PEV Valle Verde, desse modo não faz sentido descartar de forma incorreta os resíduos, com toda a infraestrutura que a Prefeitura e o Departamento Autônomo de Água e Esgotos, o DAAE, oferecem para os munícipes”, reforçou.

O diretor da unidade escolar, Fábio Mahal, defende as parcerias entre as Secretarias para o enfrentamento do problema de deposição irregular de resíduos na região. “Todos precisam se sensibilizar para evitar problemas de saúde pública advindos do lixo jogado nas ruas e terrenos”, concluiu.

Ainda durante a atividade, foram entregues materiais educativos elaborados pelo DAAE com todas as informações que as famílias precisam saber para contribuir com a destinação correta dos resíduos e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida da população.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.