Prefeitura abre Centro de Reidratação para casos suspeitos de dengue na segunda-feira (14)

0
295
Centro de Reidratação vai funcionar em uma ala do Hospital de Campanha, todos os dias, das 7h das 19h
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abre na próxima segunda-feira (14), o Centro de Reidratação – Dengue, para atendimentos de casos suspeitos de dengue.
O Centro de Reidratação vai funcionar em uma ala do Hospital de Campanha, que, desde o dia 10 de janeiro também abriga o Centro de Referência de Testagem para Covid-19. O atendimento será feito das 7 às 19 horas, todos os dias, inclusive de fim de semana e feriados.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, com a estrutura que já existe no Hospital de Campanha, será possível atender também as pessoas com sintomas de dengue, para consulta e exame, adultos e crianças, numa ala separada.
“Assim como já funciona o Centro de Testagem para Covid no local, com toda a eficiência, vamos também oferecer o serviço médico voltado para a dengue em uma das alas do hospital”, reforça.
Ela também destaca que o trabalho de campo de combate à doença já está sendo intensificado e, mais uma vez, convoca a população para ajudar na batalha contra o mosquito Aedes aegypti.
“Nunca relaxamos contra a dengue, mesmo durante todo o período de pandemia. Agora estamos intensificando todos os nossos esforços, mas precisamos da população, porque a Vigilância Epidemiológica levantou que 80% dos criadouros com larvas do mosquito são encontrados em residências com moradores e apenas 20% estão em casas fechadas ou abandonadas”, destaca.  “Os agentes estão tendo dificuldades nas visitas devido à recusa das pessoas, então, precisamos dessa colaboração para entrar e retirar os criadouros. E também as pessoas precisam cuidar dos seus quintais”, acrescenta Eliana Honain.
Somente em fevereiro, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, as equipes de combate à dengue recolheram 21 toneladas de materiais inservíveis nas residências visitadas. Em média, são visitadas 30 mil casas por mês. Em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada. As equipes inclusive fazem horário estendido (noturno) e plantões aos sábados.
Os agentes trabalham com crachá, boné azul e colete azul com brasão da Prefeitura e símbolo do SUS. Todos os profissionais que visitam as casas também utilizam máscaras no rosto para evitar a transmissão da Covid-19.
Caso a pessoa visitada ainda tenha dúvidas, pode telefonar para checar os nomes dos agentes na Vigilância em Saúde por meio dos telefones 3303-3123 e 3303-3124 (Gerência de Controle de Vetores) e 0800 774 0440 (Ouvidoria da Vigilância em Saúde) ou, então, entrar em contato com o posto de saúde do bairro (no caso dos agentes comunitários de saúde).
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.