Patrimônio tumular: Cultura conclui restauração de dois túmulos tombados do Cemitério São Bento

0
397
Depois

Sepulturas de Antônio Placco e Maria Arruda Ramalho portam valores importantes para a preservação do patrimônio cultural da cidade

O patrimônio tumular ganha visibilidade este mês com a conclusão da restauração de mais duas sepulturas tombadas do Cemitério São Bento: as de Antônio Placco e Maria Arruda Ramalho. O trabalho foi efetuado pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, sendo essas sepulturas indicadas como patrimônio cultural da cidade pelos seus valores histórico e artístico, arquitetônico e afetivo.
De acordo com dossiê do arquiteto Benedito Tadeu de Oliveira, as sepulturas do Cemitério São Bento de Araraquara portam valores que justificam a sua preservação como patrimônio cultural da cidade. A escolha da restauração dos túmulos de Antônio Placco e Maria Arruda Ramalho foi feita após levantamentos de dados, pesquisas em arquivos e vistoria in loco no cemitério, tendo como base a relação de 11 sepulturas previamente identificadas pelo COMPHAARA (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara), a partir de sugestões da Câmara Municipal de Vereadores e de personalidades da cidade preocupadas com a preservação da memória e do patrimônio cultural de Araraquara.
Para a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, “a entrega para a cidade de mais dois túmulos históricos, recuperados e preservados, é o resultado de um esforço imenso da Sec. de Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio, no sentido de dar prevalência à memória de Araraquara, em suas mais diversas manifestações. ”
Vale lembrar que, em 2019, foram restaurados os túmulos de: Antônio Joaquim de Carvalho e Paulo de Cruz; depois, em 2020, as restaurações foram interrompidas devido à pandemia. Agora, com a retomada das obras, os túmulos escolhidos foram os de Antônio Placco e Maria Arruda Ramalho.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.