“Natal Musical”: programação se encerra neste sábado (23) com chorinho de Pedro Luís Freitas

0
151

Show musical gratuito em frente à Prefeitura de Araraquara terá início às 19h30 reunindo clássicos do choro e algumas músicas de Natal em ritmo de choro e samba

O “Natal Musical”, projeto realizado nesta semana pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – se encerra neste sábado (23) com a apresentação de Pedro Luís Freitas no show “Chorinho de Natal” e também com a presença do Papai Noel. O show gratuito terá início às 19h30, na Esplanada das Rosas – a praça em frente à prefeitura.

Pedro Luís Freitas é bandolinista, cavaquinista e educador musical, com atuação em diversos grupos de choro e samba e pesquisa voltada para a música instrumental, inclusive é mestrando em Bandolim pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A apresentação no “Natal Musical” reunirá clássicos do choro e algumas músicas de Natal em ritmo de choro e samba. O músico Pedro Luiz conta que Araraquara possui forte tradição na formação de importantes instrumentistas que atuam no cenário musical do interior paulista e até em âmbito nacional.

“Esta história tem início em 1928, quando foi fundado o Conservatório Dramático e Musical de Araraquara, que teve como um de seus fundadores o Maestro José Maria Tescari, com aulas de violino, piano, teoria musical e harmonia. Depois, no ano de 1943, surge a Orquestra Sinfônica de Araraquara-SP e em 1947 o Quarteto de Cordas.”

Com o encerramento das atividades do conservatório, diversos músicos buscaram aprimorar seus conhecimentos em universidades e conservatórios localizados em cidades próximas ou em outros estados, trazendo para a cidade novas contribuições e perspectivas de ampliar o acesso aos mais variados gêneros musicais existentes em nossa cultura.

Pedro Luiz conta que, entre esses diversos gêneros musicais, pode se destacar o “Chorinho” ou “Choro”, que teve seu início como uma maneira de tocar importantes gêneros musicais aqui aclimatados por volta do século XIX, como a polca, a valsa e o tango.

“Por volta do século XX, nomes como o de Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth e Pixinguinha cristalizaram esse gênero musical, e ainda tivemos Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali e Waldir Azevedo se destacando como grandes virtuoses. O Choro de espalhou pelo país e importantes nomes apareceram em diversas localidades, como os paulistas, Armando Neves, Garoto, Antônio Rago, Izaías e pelo Nordeste, nomes como o de Luperce Miranda, Ratinho e Canhoto da Paraíba contribuíram para a disseminação do gênero.”

O músico acredita que, nos dias de hoje, mesmo distante da grande mídia, o Choro resiste e persiste, pois surgem novas gerações de instrumentistas e pesquisadores, contribuindo com a manutenção e renovação dessa expressiva manifestação cultural que por meio de projetos culturais, festivais e eventos relacionados ao gênero se mantém vivo e presente.

“Em Araraquara não é diferente: aqui residem grandes instrumentistas que influenciaram e influenciam até os dias de hoje gerações de novos músicos que passaram a conhecer e levar adiante o gênero do Choro. Violonistas, cavaquinhistas, bandolinistas e percussionistas naturais daqui formaram grupos e se apresentaram com destaque por diversos palcos espalhados não só pelo país, mas também pelo mundo, representando da melhor forma possível nossa cultura e também levando o nome da nossa cidade”, aponta Pedro Luiz.

Vale lembrar que o projeto “Natal Musical”, nesta semana, apresentou a seguinte programação: Comunidade Shalom com o teatro musical “Filho de Deus, Menino Meu” (dias 19 e 22); Banda Main Station com “Christmas Station” (dias 20 e 21); e Nayara Inorro com música sertaneja (dia 22). O show “Chorinho de Natal”, com Pedro Luís Freitas, é o convidado da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart para encerrar a programação.

A Esplanada das Rosas é a praça em frente à Prefeitura de Araraquara e está localizada na Rua São Bento, 840, na região central. Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

“Natal Musical”

Local: Esplanada das Rosas – praça em frente à Prefeitura de Araraquara (Rua São Bento, 840 – Centro)

–   Programação:

– Sábado (23/12) – 19h30: Pedro Luís Freitas com “Chorinho de Natal”

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.