Missa em Condomínio 135ª edição

0
108

Texto: Prof.ª Dr.ª Terezinha de Jesus Bellote Chaman

“Cristão sem oração é uma árvore seca” (Pe. Tiago Henrique André).

“O homem que não é vinculado não possui totalidade […] a totalidade consiste numa mescla do eu e do você”. (Jung).

Aos 20 de fevereiro, foram reiniciadas as celebrações de nossas Missas em Condomínio para o ano de 2024. Mais uma vez, fomos recebidos pelo Sr. Renato Giglio (síndico) e Sra. Maria Calegare (organizadora), no Ed. Mediterrâneo. Como sempre, uma acolhedora recepção a todos que lá comparecem: 21 pessoas presentes à celebração.

Por ideia de Pe. Cristian Capellato, Paróquia N. Sra. do Carmo, a partir desse ano, todas as Missas, celebradas em Condomínio, receberão a visita da Cruz Missionária. Essa Cruz, após a celebração, ficará no condomínio/edifício visitado, nas mãos da pessoa organizadora, que fará um rodízio, a seu critério e também dos moradores, que desejarem receber por um ou dois dias a Cruz Missionária, em sua residência. Na missa seguinte, a organizadora ou um(a) morador(a) ficará encarregado(a) de levar essa Cruz até o condomínio/edifício da próxima celebração. Trata-se de uma forma que Pe. Cristian criou, para melhor evangelizar todos os edifícios e condomínios, bem como seus moradores. Dessa forma, criar um vínculo entre as comunidades, visitadas pela Cruz Missionária, nas Missas em Condomínio.

A Missa desse mês foi celebrada pelo Pe. Tiago Henrique André, Paróquia São Geraldo. Foi uma belíssima celebração, que contou com o auxilio do seminarista Getúlio Ap. Batistela, Paróquia N. Sra. do Carmo. Em sua homilia, Pe. Tiago assim se manifestou: “Estamos vivendo o retiro quaresmal. Devemos então intensificar: a oração, o jejum e a esmola/caridade. DEUS vem nos ensinar como devemos viver essas realidades. E hoje, estamos vivenciando a prática da oração. Mas, pergunto: sabemos rezar? O que é oração? Qual o seu verdadeiro sentido? Apenas a recitação de uma oração, de uma novena, de devoções? Qual a visão que temos da oração? Qual a visão que temos de DEUS? Onde está DEUS? Distante de nós, como na Antiga Aliança? Precisamos de um intercessor para falar com DEUS? Jesus vem nos ensinar o que é a oração. Ele mesmo é DEUS, o filho amado do Pai, Ele vem nos ensinar que não há mais distância para falarmos com DEUS. Jesus encurta toda a dimensão de distância que DEUS tem do homem ou o homem tem de DEUS. O Filho, Jesus, revela o rosto de DEUS, que é PAI, e ao mesmo tempo nos aproxima, porque cria esse laço afetivo de amor.

Jesus quer nos ensinar que nossa oração deve gerar essa intimidade com DEUS: qual a prova disso? A prova está na oração do Pai Nosso. Qual a primeira palavra da oração? ‘Pai…’ E é ai que Jesus nos revela o rosto de DEUS, que é Pai. Isto é oração: e ter essa intimidade com DEUS. Chamar DEUS de Pai. O que é a oração, segundo Teresa d’ Ávila: ‘oração é um trato de amizade’. DEUS nos concede na sua vontade, o que há de melhor para nós. Nesse tempo quaresmal, vamos procurar crescer na oração, na intimidade com DEUS, encontrando assim a sua divina vontade. Cristão sem oração é uma árvore seca”.

Foi um belo reinício de nossas celebrações de Missas em Condomínio.

Queremos também agradecer ao Juvenal e sua filha Manoela, ao Aílton e Maria Calegare, que nos brindaram com belíssimos cânticos.

Nossa próxima celebração de Missa em Condomínio será no Ed. Haddad, R. Vicente Satriani, 316, Vila Suconasa (atrás do antigo Shopping Tropical). Então, Euclides Malta e esposa nos recepcionarão. Esperamos encontrar a comunidade reunida, à espera de Jesus Eucaristia. Aguardamos a sua presença e de sua família. Até lá…

Desejando que se realize missa em seu condomínio/edifício faça contato com Carlos e/ou Terezinha Bellote Chaman – 16 – 9.9782-6116 – [email protected] Até lá e fiquem com DEUS.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.