Análise Cinematográfica

0
585

Colaborador: Bruno Sanches Bosso Munhoz

ZONA DE INTERESSE

Antes de discutir o filme, gostaria de explicar por que o assisti. Fui atraído pela sua exibição nos cinemas e pelo fato de estar concorrendo em 5 categorias no Oscar. Então, não tinha ideia do que esperar e, após assistir, mantive minhas impressões iniciais. Não sabia do que se tratava, e só descobri depois de assistir algumas entrevistas com o diretor.

O filme retrata a vida de uma família alemã, onde o pai, Rudolf Höss (Christian Friedel), e a mãe, Hedwig Höss (Sandra Hüller), vivem tranquilamente com seus filhos e empregadas. Seguimos o cotidiano da família Höss, uma vida que qualquer casal desejaria ter. Até que Rudolf é transferido de posto, tendo que abandonar aquele lar que construíram com tanto amor.

Agora, há o detalhe crucial. Rudolf Höss é comandante do campo de concentração de Auschwitz (rede de campos de concentração localizados no sul da Polônia), e sua casa está ao lado de um muro cinzento que separa sua família dos milhões de judeus. A escolha do diretor foi focar na felicidade da família e haver um campo de concentração ao seu lado em uma dicotomia, felicidade e tristeza.

Quando assistimos a um filme, seja em 2D ou 3D, usamos apenas dois dos nossos sentidos: a audição e a visão. O diretor, Jonathan Glazer, aproveita isso como diferencial em seu filme. Para a visão, vemos uma família alemã vivendo uma vida tranquila com poucos problemas; enquanto para a audição, ouvimos os gritos dos judeus, conversas sobre como aumentar a capacidade da câmara de gás, o som do trem trazendo mais vítimas; e a família discutindo isso como algo normal.

Em resumo, espero que você esteja ciente disso antes de assistir ao filme. Analisando dessa forma, é um filme diferente de tudo que temos visto ultimamente. No entanto, a condução da narrativa e a demora para apresentar e guiar os fatos fizeram com que eu não me conectasse com a trama e a escolha de foco da história. A ideia de revelar a dicotomia presente em uma família nazista “feliz” ao lado de um campo de concentração é única, entretanto, para mim não funcionou.

Nota 4/10. Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.