Médica veterinária do Bem-Estar Animal alerta para prevenção da leishmaniose

0
213
Giovana Varallo participou do “Canal Direto com a Prefeitura” nesta segunda-feira (15) e abordou a campanha “Agosto Verde Claro”

 

A médica veterinária Giovana Varallo, da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, participou do “Canal Direto com a Prefeitura” nesta segunda-feira (15) para tirar dúvidas sobre a campanha “Agosto Verde Claro”, que tem objetivo de conscientização sobre a prevenção à leishmaniose.

Causada por um parasita, mais especificamente por protozoários do gênero leishmania, a leishmaniose é uma enfermidade que acomete pessoas e animais, sendo considerada uma zoonose.

“O Agosto Verde Claro vem alertar sobre uma doença importante tanto no cenário da medicina veterinária quanto na medicina humana, que é a leishmaniose. Existem várias espécies que podem causar a doença, mas aqui no Brasil, especialmente em cães, a espécie mais importante é a leishmania infantum”, explica Giovana.

A doença tem transmissão vetorial, ou seja, é transmitida tanto para o homem quanto para os animais por meio da picada de insetos infectados, os flebotomínios, também conhecidos como mosquito-palha.

O diagnóstico pode ser feito pela visibilização do protozoário em algum exame específico e por exames sanguíneos que detectem a presença de anticorpos. Outros sinais aparentes são o aumento de linfonodos nos animais, lesões na pele, aumento excessivo das unhas e inchaço abdominal. “Mas alguns animais podem ser assintomáticos. Por isso, as visitas rotineiras ao médico veterinário são muito importantes”, afirma a especialista.

A prevenção da doença pode ser feita deixando os quintais sempre limpos, evitando que os animais andem sozinhos pelas ruas e levando-os para consultas frequentes ao veterinário. Também existem coleiras impregnadas com inseticidas que são específicas para esses animais e estão disponíveis no mercado pet.

Coordenadoria
Giovana ainda relatou um pouco do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal no Parque do Pinheirinho. Um dos serviços oferecidos é a castração gratuita de animais. “O tutor que tiver interesse em levar o animal para esterilização tem que comprovar renda de até três salários mínimos e fazer um cadastro para a Prefeitura conseguir entrar em contato e fazer a cirurgia no animal”, disse a médica.

O interessado deve comparecer à própria coordenadoria (no Pinheirinho), na sede da Prefeitura (Paço Municipal) ou no posto de atendimento do Selmi Dei. É necessário levar cópia de RG, CPF, comprovante de renda e comprovante de endereço.

Outro programa de destaque da coordenadoria é a arrecadação de ração para animais de pessoas em vulnerabilidade social. Isso é realizado em parceria com empresas e pessoas físicas que fazem a doação das rações que, posteriormente, são destinadas para os pets das famílias beneficiadas. A coordenadoria faz o recebimento dessas doações.

O Parque do Pinheirinho também possui um ambulatório veterinário sem vínculo com a Prefeitura, gerido pela AAPA (Associação Araraquarense de Proteção aos Animais) em regime de concessão, em que as consultas veterinárias são gratuitas, mas existe cobrança em outros procedimentos. O Município possui um projeto de criação de um ambulatório móvel para atendimento gratuito prioritário de pets de pessoas em vulnerabilidade social.

A coordenadoria funciona de segunda a sexta, das 7h às 15h. Mais informações podem ser conferidas no telefone (16) 3339-4441 ou no e-mail [email protected].gov.br.

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar ao vivo de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook.

Dicas de prevenção contra a leishmaniose:

  • Mantenha o mosquito-palha longe da sua casa: mantenha sempre limpos o seu quintal e a sua casa;

  • Use repelente. Para tanto, converse com um médico para melhor orientação;

  • Mantenha o mosquito-palha longe do seu bichinho: no mercado pet é possível encontrar coleiras impregnadas com inseticidas específicos que repelem, de forma bastante eficaz, o mosquito-palha. Vale muito a pena investir nessa modalidade de controle, pois, sobretudo, protege seu cão ou gato contra os flebotomínios. Além disso, mantenha sempre limpo o abrigo do seu pet;

  • Não deixe os animais soltos na rua. Passeios somente na coleira, com a supervisão do tutor;

  • Leve seu animal para consultas rotineiras ao médico veterinário.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.