Gerente de Saúde Mental destaca importância da Luta Antimanicomial

0
218
Encontro na Praça Santa Cruz contou com orientações de profissionais e atividades culturais e esportivas

Na última sexta-feira (26), a Praça Santa Cruz, no Centro de Araraquara, sediou um encontro que marcou o Dia da Luta Antimanicomial, celebrado no último dia 18. O encontro contou com a orientação de profissionais das equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) e do Centro de Atenção Psicossocial  – Álcool e Drogas (CAPS AD). Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e com a Secretaria de Esportes e Lazer, o evento também ofereceu atividades culturais (música com os professores Gislaine e João Renato, e arte com os professores Juthy e Marrcus, das Oficinas Culturais) e esportivas gratuitas (apresentação de capoeira).

A gerente de Saúde Mental, Gislaine Martins, falou sobre a importância da ação. “”Quando falamos do Dia da Luta Antimanicomial, estamos resgatando a história dos manicômios e da forma como as pessoas que tinham algum transtorno mental ou ‘que não se ajustavam na sociedade’ eram tratadas, eram excluídas. A população mais jovem conhece muito pouco sobre essa triste história. A luta antimanicomial é uma luta diária dos profissionais da saúde mental, em garantir o direito ao tratamento em liberdade, com inclusão social. Ainda há muito preconceito em relação aos transtornos mentais e aos pacientes em uso abuso de substâncias psicoativas e a grande luta é que todos possam entender que devem ser cuidados como qualquer outra doença”, comentou.

Gislaine aponta que o Brasil tem muito a evoluir na questão do tratamento das pessoas com transtornos mentais. “Vejo que houve um retrocesso muito grande nessa área nos últimos anos e isso faz com que as pessoas tenham outra forma de entender a situação do cuidado de saúde mental e principalmente no cuidado das pessoas em uso de substâncias. Acho que é um movimento que precisa acontecer todo ano para tentarmos atingir o maior número de pessoas. Para o ano que vem, vamos elaborar palestras e um dos nossos planos é levar palestras nas universidades com o objetivo de retomar esse tema com os jovens e gerar um debate maior sobre esse movimento tão importante”, revelou.

Ela ressaltou a importância da atividade para os profissionais que atuam nesse segmento na cidade. “Para as nossas equipes, foi um momento muito bom. Pudemos estar juntos, os dois CAPS de Araraquara, e pudemos levar para a praça atividades culturais e artísticas. Contamos com a participação de uma paciente nossa que está em processo de alta, que está trabalhando, que retomou a vida e que fez um discurso sobre sua história, o que foi muito importante para mostrar que o cuidado feito ambulatorialmente tem resultados muito positivos”, completou a gerente.

No evento de sexta, estiveram presentes os vereador Alcindo Sabino (PT) e Guilherme Bianco (PCdoB), além da secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A data de 18 de maio foi escolhida por conta do Movimento da Reforma Psiquiátrica iniciado na década de 70. O Dia Nacional da Luta Antimanicomial teve início há 37 anos, quando acontecia a Conferência Nacional de Saúde Mental no Brasil, resultado da mobilização do movimento é fundamental para as reformas ocorridas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), que conferiram novo sentido ao tratamento, deixando para trás um passado de violações de direitos humanos e abusos contra pacientes que ocorreram naqueles manicômios.

Essas alterações geraram, por exemplo, uma rede de serviços com equipe multiprofissional. As maiores mudanças ocorrem após a Constituição de 1988 e o início dos anos 1990. A data chama a atenção para o fato de que é preciso avançar e superar muitos paradigmas para um cuidado integral ao usuário da saúde mental, porém reforça que a importância de não permitir o isolamento e os maus tratos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.