Docentes e alunos da Uniara têm artigo publicado na revista internacional Biologia

0
448

Resumo do conteúdo, em inglês, pode ser acessado gratuitamente na internet

Professores e alunos da Universidade de Araraquara – Uniara são autores do artigo “Simple molecular based method for selected Oligochaeta (Annelida: Clitellata) genera identification”, publicado na revista internacional Biologia. Um resumo do conteúdo, em inglês, pode ser acessado no link https://bit.ly/3Inwi29.

Os autores são os docentes do curso de Biologia, Adriano Marques Gonçalves e Guilherme Rossi Gorni – sendo este também professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA -, e seus orientandos de doutorado, Douglas Aparecido Girolli e Mariana Futenma de Lima.

“Esse trabalho é fruto de uma parceria minha e do grupo de pesquisa liderado pelo professor Guilherme. Nós investigamos se seria possível identificar até o gênero de oligoquetos – grupo do qual a minhoca faz parte -, utilizando ferramentas de biologia molecular. Nesse aspecto, utilizamos um pedaço de uma sequência de nucleotídeos que fazem parte de um gene mitocondrial. A ideia é que, assim como para outros grupos de animais, esse pedaço de gene funcionasse como um ‘código de barras’, possibilitando a diferenciação e a identificação de gêneros de oligoquetos”, explica Gonçalves.

Ele conta que, na pesquisa, foram analisadas mais de 1200 sequências. “Pudemos concluir que essa ferramenta pode ser utilizada para o grupo de animais estudados”, diz. (Assessoria de Imprensa – assimprensa@uniara.com.br)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.