Demissão em massa na Santa Casa?

0
293

Luigi Polezze

O Sindicato da Saúde de Campinas e Região tomou conhecimento e noticiou ao JA sobre a decisão da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara de terceirizar o setor de Cozinha e demitir quase 40 funcionários. O sindicato expressou seu inconformismo legal, sindical e social com essa decisão, destacando que causará prejuízos salariais e viola o Acordo Coletivo de Trabalho em vigor, que proíbe a terceirização. Além disso, alertou para os custos econômicos adicionais que essa medida acarretará para o hospital, já que implicará em um aumento mensal de despesas significativo, além dos custos das demissões.

Diante da questão, a reportagem do JA entrou em contato com a própria Santa Casa em busca de respostas, logo descobrindo como o Hospital está buscando contratar uma empresa terceirizada especializada no preparo de alimentos. No entanto, o custo efetivo ainda não pode ser determinado, pois as propostas serão entregues até o mês de maio e só então serão abertas na presença de todas as empresas interessadas. Esse processo permitirá conhecer detalhadamente cada uma das propostas, incluindo os preços.

É importante ressaltar que o chamamento não é vinculativo, o que significa que a Santa Casa pode decidir, se entender mais conveniente, manter o serviço na forma como está atualmente, mesmo com empresas habilitadas para a terceirização.

“Além do custo, outros critérios como qualidade, segurança e benefícios nutricionais dos alimentos serão considerados no processo de decisão para eventual contratação”, diz a Santa Casa.

A Santa Casa enfatiza que respeita os acordos e convenções trabalhistas, não havendo, sob sua ótica, violação de direitos trabalhistas. Como uma instituição que utiliza recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), ela tem o dever de buscar a máxima eficiência, equilibrando sua atenção ao bem-estar dos pacientes, acompanhantes e funcionários, ao mesmo tempo em que otimiza custos, em respeito ao dinheiro público.

A questão é de fato complexa e pode acarretar em problemas tanto para os trabalhadores, quanto para a Santa Casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.