Cultura lança edital para o FIDA 2022 – Edição Presencial/ “Retomada”

0
322

Festival Internacional de Dança de Araraquara acontece em setembro e inscrições serão realizadas no período de 27 de junho a 10 de julho; Ailton Krenak assina curadoria do festival junto a Gilsamara Moura

A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart divulgaram o edital de chamamento de projetos transartísticos para o FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara – (FIDA 2022 – Edição Presencial/ “Retomada”). Este ano o evento terá a curadoria compartilhada entre Gilsamara Moura e o pensador e filósofo Ailton Krenak, um dos mais importantes ativistas do movimento socioambiental e de defesa dos povos indígenas do País.

Priorizando os enfoques no corpo, em realizações que integrem as fronteiras da dança com o teatro, a performance, a música, a literatura, a fotografia, o audiovisual e as novas mídias, o edital deste ano busca fomentar pesquisas prático-teóricas que dialoguem com epistemologias transdisciplinares e transartísticas.

Serão selecionados até quatro projetos transartísticos, sendo possíveis grupos de, no mínimo, três componentes e, no máximo, livre. Os projetos aprovados deverão ter tempo mínimo de dez minutos e tempo máximo de vinte minutos de duração. Os trabalhos deverão ser inéditos e com estreia na programação oficial do FIDA 2022.

Gilsamara conta que “Quando insolentes dançam…” vai inspirar o FIDA 2022 e verticalizará liberdades corpadas, tanto na arte, como na vida. “O segmento contemplado é a Dança como pensamento do corpo, como eixo central de discussões que se transversalizam como manifestação contemporânea, política e criação em dança. Mesmo com a dança congregando as demais linguagens, temos trabalhado a desfronteirização artística, com colaborações transartísticas e provocando dialogias muito saudáveis e promissoras, como visto nas lives do FIDA 2020 e 2021”, aponta.

Cada proponente poderá inscrever um projeto transartístico, com exceção de cooperativas de produtores ou artistas, bem como associações que abriguem diversos grupos, que poderão inscrever até dois projetos cada. Vale destacar que o proponente deverá integrar a ficha técnica do projeto e comprovar residência em Araraquara e também poderá ser qualquer profissional ligado à área artística, não necessariamente da Dança, desde que o pensamento de Dança esteja evidenciado na criação.

Também, o proponente deverá estar em dia com o Cadastro de Artistas e/ou Cadastro de Espaços Culturais da Secretaria Municipal de Cultura e FUNDART, disponíveis no site oficial do município através do link: http://sistema.araraquara.sp.gov.br/portal/cadastro/cultura/ – cadastro de artistas ou ainda em www.araraquara.sp.gov.br – Cadastro de Artistas.

Os proponentes receberão R$ 4.000,00 pelo projeto aprovado – este valor conta com o apoio exclusivo do Edital RETOMADA (Juntos pela Cultura/Amigos da Arte) que contemplou a edição do FIDA 2022.

Serão aprovados até quatro projetos transartísticos e classificados até dois suplentes. Caso haja desistência do projeto aprovado, serão convocados os suplentes por ordem de classificação.

As entregas dos projetos deverão ser realizadas no período de 27 de junho a 10 de julho, sendo o resultado final divulgado em 20 de julho. O edital completo, com toda documentação e informações necessárias, pode ser conferido no site da Prefeitura de Araraquara, em “Editais da Cultura”, ou pelo link direto: https://www.araraquara.sp.gov.br/governo/secretarias/cultura/FESTIVALDEDANA20221.pdf .

 Cronograma:

– Entrega/envio do projeto: de 27/06 a 10/07/2022, até 23h59

– Análise dos projetos: de 11/07 a 17/07/2022

– Resultado do edital: dia 18/07/2022, 17h

– Prazo de recursos: dia 19/07/2022, 16h59

– Resultado final: dia 20/07/2022, 17h

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.