“Capoeira Itinerante” apresenta conceitos da modalidade em praça do Yolanda Ópice

0
584
Ação visa levar a bairros da cidade atividades de capoeira, apresentações de maculelê, coco de roda e dança afro e realizar mini-oficinas com o público presente

No último sábado (30), a Praça “Paulo Mascia”, no Yolanda Ópice, recebeu o projeto “Capoeira Itinerante: Gingando pela Cidade”, iniciativa realizada por meio de uma parceria entre a Associação de Capoeira Sol da Liberdade e a Secretaria Municipal de Cultura, com o propósito de mesclar tradição cultural e inclusão social.

A ideia é levar a bairros da cidade atividades de capoeira, apresentações de maculelê, coco de roda e dança afro e realizar mini-oficinas com o público presente, além de divulgar os projetos sociais da Prefeitura. A iniciativa não apenas promove a prática dessas modalidades, mas também busca fortalecer os laços comunitários, oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e criar espaços de expressão cultural.

Quem está à frente do projeto é o técnico de capoeira das equipes de competição da Fundesport, José Gomes Sobrinho, o Mestre Zezinho, que vê no projeto uma oportunidade de ocupar os espaços em bairros periféricos da cidade com atividades que atraiam a atenção de crianças e jovens. “Quando chegamos com esse projeto, inibe as pessoas que estão fazendo mau uso do espaço e atrai crianças, jovens e adolescentes para assistir. E durante as atividades, damos uma parada, fazemos uma interação, uma mini-aula de iniciação e aproveitamos para divulgar os projetos da Prefeitura que estão ocorrendo naquela região”, salientou.

A próxima ação do  “Capoeira Itinerante” será integrada à programação do Encontro Nacional, que será sediada em Araraquara entre os dias 12 e 14 de abril. Dessa forma, seria realizada no dia 13, com uma roda de capoeira, maculelê, coco de roda e dança afro na Praça Santa Cruz. O encontro terá a presença de mestres de Araraquara e região e também de vários estados como Maranhão, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, entre outros.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.