“Canal Direto com a Prefeitura” destaca o Dia Mundial da Segurança Alimentar

0
328
Jacqueline Barbosa e Silvani Silva concederam entrevista na edição da quarta-feira (7)

Na quarta-feira, 7 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Segurança Alimentar, que visa chamar a atenção da população para essa questão e inspirar ações voltadas para prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar. Para falar sobre o assunto, o “Canal Direto com a Prefeitura” desta quarta-feira (7) contou com a participação da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, e da coordenadora executiva de Segurança Alimentar, Silvani Silva.

Jacqueline falou sobre os fatores que fazem de Araraquara uma referência na questão da segurança alimentar. “O diferencial de Araraquara está em toda a política pública que o governo municipal tem planejado e executado em relação à segurança alimentar. No ano passado, recebemos um prêmio e nos tornamos referência no Brasil e no mundo em relação às nossas políticas públicas porque são diversos os programas que compõem esse colchão de proteção social no enfrentamento à questão da fome e também de uma forma de qualidade, pensando nutricionalmente também”, comentou.

Silvani destacou a importância de debater a alimentação saudável desde a infância. “É muito importante falar desse tema da segurança alimentar, que nós comemoramos hoje, porque segurança alimentar é direito de todos. É direito de todos ter o acesso físico, social e econômico a uma alimentação permanente, uma alimentação de qualidade. Então temos que começar a falar sobre isso na mais tenra idade. E que seja um alimento seguro, um alimento saudável, porque é o alimento que garante que o nosso corpo tenha esse equilíbrio. Sem uma alimentação saudável, não teríamos condições de viver a própria vida porque teríamos um corpo debilitado. Por isso a segurança alimentar aqui em Araraquara é primordial. Todos nós, a cidade, o nosso prefeito, queremos que todos tenham uma alimentação de qualidade permanente todos os dias”, ressaltou.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social falou sobre o procedimento que deve ser tomado pelas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social em Araraquara. “Temos a porta de entrada, que são os CRAS, os Centros de Referência de Assistência Social. Essa é uma das formas de garantirmos a segurança alimentar. Porém, o Bom Prato e os Restaurantes Populares são outras formas de garantir alimento com qualidade e com preço justo. Temos também os programas sociais como Bolsa Cidadania e o PIIS, que gera uma renda para as pessoas poderem adquirir o seu alimento de uma forma digna. Enfim, esses são os caminhos para conseguirmos garantir uma alimentação saudável. E as pessoas que não estão em vulnerabilidade, mas que queiram colaborar, podem fazer a doação. Nós também recebemos no Banco de Alimentos os alimentos que não estão mais comercializáveis, que precisam de um tratamento, e a equipe lá do Banco de Alimentos cuidará para poder atender as famílias”, orientou Jacqueline.

Nesta segunda-feira (5), foi realizada a solenidade que marcou a entrega da reforma do Restaurante Popular 1 “Domingos Bonini”, que fica na Rua Nove de Julho, 3.267, em frente ao Centralizado Municipal, no Santa Angelina. Na mesma cerimônia, também foram realizados a posse do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan) e o lançamento do Programa Municipal da Agricultura de Interesse Social (PMAIS).

Silvani falou sobre a importância do Comsan. “Nós tivemos essa grande festa na segunda-feira no nosso Restaurante Popular e lá nós demos posse ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o Comsan, que é o órgão no qual todas as pessoas que participam, os conselheiros, fiscalizam todas as políticas públicas. Araraquara é uma referência no país, no mundo, porque tem gente que cuida dessa cidade, não só o poder público e sim a sociedade civil. Então a posse do Comsan significa isso. Além disso, o Comsan já está pensando na próxima Conferência de Segurança Alimentar. Então, o Comsan é o conselho que vai ser o órgão de controle social que vai ditar e vai dizer onde estão os problemas da segurança alimentar em Araraquara, para que não tenhamos nenhum problema de insegurança alimentar e para que a fome aqui em Araraquara não prospere”, projetou.
 
Jacqueline acrescentou que o Restaurante Popular compõe a rede de proteção social no combate à fome de Araraquara. “A cidade oferta alimentos a um preço justo à população de forma geral. Então, nós temos dois restaurantes que são iniciativas do poder público municipal e temos o Bom Prato. No Restaurante Popular 1 e no Restaurante Popular 2, a pessoa subsidia uma parte e a Prefeitura complementa mais 50% dessa refeição, para que o custo para a população seja menor”, apontou.

A secretária também ressaltou a importância do PMAIS. “Temos um atendimento com itens não perecíveis e perecíveis muito grande como as cestas básicas, porém entendemos que hortifruti é extremamente importante na vida das pessoas, no desenvolvimento infantil e em questões de saúde. Por decisão deste governo, criamos o PMAIS e já estamos na sua sexta edição em parceria com o Desenvolvimento Econômico. Adquirimos o produto da agricultura familiar, gerando renda para o agricultor familiar, e a partir da Assistência Social, via Banco de Alimentos e a Segurança Alimentar, nós destinamos às famílias que mais precisam. É um programa lindo, que tem várias frentes de atuação, principalmente na relação da agricultura familiar e no combate à fome daqueles que mais precisam na nossa cidade”, concluiu Jacqueline.

Ao vivo

Programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.