Fórum Permanente de Enfrentamento ao Trabalho Infantil tem início nesta segunda (12)

0
276
Solenidade marcada para as 9h na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” também contará com a palestra  “Erradicação do trabalho infantil em diálogo com a comunidade”

Nesta segunda-feira (12), a Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”, que fica na Rua Carlos Gomes, 1729, Centro, sediará a abertura do Fórum Permanente de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, que contará com a palestra “Erradicação do trabalho infantil em diálogo com a comunidade”, com o palestrante Carlos Alberto de Souza Junior, o Churras, conselheiro municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


A atividade encerrará a campanha “25 dias de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”, que é realizada desde 18 de maio, que é marcado como o Dia de enfrentamento à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes, até este dia 12 de junho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Nesse período, uma série de ações de conscientização e prevenção foram organizadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular e Escola de Governo, além de entidades parceiras da sociedade civil.

A campanha contou com diversas atividades para reflexão sobre o tema crianças e adolescentes, também com o foco de dar voz e visibilidade para os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), pensando nas crianças, adolescentes e suas famílias. A iniciativa da campanha, para além de sua amplitude e viés de força-tarefa contra a violência, teve como foco escutar o que a população tem demandado da rede, enquanto maneira de construção democrática da política pública.

Dessa maneira, a metodologia da campanha se traduziu na realização de Grupos de Trabalho (GT) em diversos locais e equipamentos da rede socioassistencial e instituições que de alguma maneira estejam associadas a esses temas. Assim, foram realizados 12 grupos de trabalho em 11 equipamentos e instituições diferentes ao longo da campanha, passando pela violência contra crianças e adolescentes em seus diversos âmbitos: violência sexual, familiar, racismo, de gênero, contra crianças LGBTQIA+ e trabalho infantil.

Houve também audiência pública sobre o tema da exploração sexual, lançamento de ebook com protocolo de atendimento da rede municipal, formação referente a esse protocolo, palestras técnicas e publicação de cards informativos nas redes sociais da Prefeitura. O Fórum Permanente de Erradicação do Trabalho Infantil, assim, encerra uma campanha extensa no período e na amplitude dos temas que tratou, abordando um aspecto importante da violência contra crianças e adolescentes.

O palestrante

Carlos Alberto de Souza Junior, o Churras, é bacharel em propaganda e marketing pela Universidade Paulista (Unip), especializado em marketing social e empreendedorismo social e especialista em gestão de organizações da sociedade civil. É gestor de comunicação e advocacy da OSC Sociedade Santos Mártires, vice-diretor de comunicação do Sindicato dos Conselheiros Tutelares, Ex-Conselheiros e Trabalhadores do Sistema de Garantia de Direitos do Estado de São Paulo (2022 a 2026), conselheiro municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de SP e membro fundador do Coletivo Cultural do Bloco do Hercu (Zona Sul de São Paulo).

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.