“Canal Direto com a Prefeitura” destaca história de mulher que superou obstáculos na construção civil

0
69
Foto: Pedro Junqueira - Danila de Freitas Santos participou do Canal Direto com a Prefeitura.
Danila de Freitas Santos conta como chegou à empresa como estagiária até se tornar proprietária, em um campo de atuação dominado por homens


Programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o “Canal Direto com a Prefeitura” apresenta, até sexta-feira (8), o especial “Semana da Mulher”, com entrevistas que trazem histórias de vida inspiradoras para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Na edição desta quarta-feira (6), o programa contou com a participação da engenheira civil Danila de Freitas Santos, que falou sobre os desafios que enfrentou ao sair de estagiária para proprietária de uma empresa de engenharia.

Ela comentou sobre a abrangência de possibilidades oferecidas pela profissão de engenheiro civil. “Em relação à profissão, é tranquilo porque temos muito campo de atuação. Eu, como trabalho principalmente com obra pública, já trabalhei em diversos tipos de obras. Terminamos recentemente o Complexo da Fonte, já fizemos obras no cemitério, então é um campo bem diverso e bastante grande para explorar. É bem interessante”, apontou.

Danila relatou também sua trajetória dentro da empresa, onde começou como estagiária. “Comecei lá atrás, em uma mesa, no computador. Eu já estudava engenharia civil, estava no quarto ano, e entrei na construtora porque eu almejava um estágio. Fui trabalhando, conhecendo os processos. Eu costumo dizer que as oportunidades aparecem, mas temos que estar preparados e capacitados para elas. Eu sempre tive curiosidade, sempre busquei entender as coisas, mesmo que não fossem relacionadas com a minha área, e as coisas foram acontecendo. E surgiu uma oportunidade. Os meus ex-chefes queriam fazer a venda da construtora e eu assumi uma dívida, isso aos 22 anos de idade. Era uma dívida milionária que eu tinha a responsabilidade de quitar em um ano e eu consegui. Não foi fácil. Na época, além de gerenciar a empresa, tínhamos cinco canteiros de obra para gerenciar. Chegamos a ter um total de 52 funcionários e as coisas foram acontecendo. Consegui quitar a dívida exatamente no dia que eu completei um ano de casa”, lembrou.

Ela também destacou as dificuldades de atuar em um campo de atuação dominado por homens. “É difícil. Dentro do campo da construção civil, temos a cultura de ser normal pedreiro assediar a mulher, de ser normal as piadinhas. E eu ainda tinha um fator que dificultava ainda mais, que era a idade. Eu, com 23 anos, dava ordens para pessoas de 50, de 55 anos. Era muito difícil, mas eu acredito que com o tempo você vai conquistando respeito, vai mostrando trabalho. Temos que provar dez vezes mais do que um homem que temos conhecimento. Mas são adversidades que conseguimos superar. Há quatro anos estou nessa luta”, salientou.

A engenheira civil revelou que a obra que mais marcou sua história foi justamente a primeira. “Foi uma creche e para mim foi uma história muito legal. É muito gratificante reformar um espaço e depois ver as crianças usando. É muito bom você conseguir atender uma necessidade diária da criança”, acrescentou.

Danila aproveitou para deixar uma mensagem para as mulheres que se vêem em uma situação de desafios na vida. “A gente é capaz. A gente consegue. Não tem nada que a gente não possa conseguir com muito trabalho e dedicação. Não tem outra receita, é acordar cedo, dar duro, se capacitar. Um dia as coisas dão certo. Um dia as oportunidades aparecem e você tem que estar preparada”, completou.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.