Breaking de Araraquara é tema do “Canal Direto com a Prefeitura”

0
235
Ricardo Leão Bonifácio, gestor do CEU das Artes, atuou como jurado de competição realizada no Marrocos

A edição desta terça-feira (30) do “Canal Direto com a Prefeitura”, programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, contou com a participação do gestor do CEU das Artes, Ricardo Leão Bonifácio, que falou sobre o breaking de Araraquara, que foi representado no Breaking Continental Championship, competição promovida pela World DanceSport Federation (WDSF) e realizada no início deste mês de maio em Rabat, capital do Marrocos.

Ricardo foi convocado para atuar como jurado na disputa. “Para mim foi uma surpresa. Foi uma realização do meu sonho ser convocado e é algo que você nunca sabe que vai acontecer. Felizmente eu fui convocado e foi uma alegria super imensa. Foi mais um ponto para a cultura hip hop de Araraquara”, comentou.

O gestor falou sobre a importância da competição. “Dentro da WDSF tem vários eventos e o Breaking Continental Championship é um deles. Um diferencial dessa competição é que ela classificou um b-boy e uma b-girl direto para as Olimpíadas de Paris de 2024. Então enquanto os eventos são realizados para os competidores pontuarem, esse foi diferente justamente por mandar dois competidores direto para as Olimpíadas”, esclareceu.

Ele destacou ainda o alto nível das disputas. “Foi um nível muito bom, gostei muito dos africanos e é demais porque é um choque de cultura. O breaking é universal, mas tem muitos passos regionais, muita coisa que eles usaram da cultura local. Foi uma experiência inesquecível. O acolhimento, o tratamento, a valorização é muito diferente. É um povo alegre e contagiante”, relatou.

Ricardo revela que sua trajetória até chegar à competição internacional foi marcada por muitos obstáculos, que foram superados com muito estudo. “Foram várias provas, vários testes nessa trajetória, que foi bem complicada. A dica que eu dou para o pessoal da cultura hip hop, não só do breaking, é para valorizar o estudo, porque o estudo é tudo. Você deve estudar aquilo que você gosta, estudar aquilo que você faz e estudar sempre um pouco a mais. Você deve estar preparado porque não sabe o que que vai acontecer. Às vezes você acredita que é o melhor no DJ, o melhor no grafite, o melhor no MC, o melhor na rima, mas você precisa ter o conhecimento da cultura e ter o conhecimento do mundo também. Precisa saber escrever, falar, conversar com as pessoas, se comunicar, saber um pouco de cada coisa, porque a cultura te dá o passo, te leva até o lugar, mas você tem que ter o restante da bagagem para saber lidar com a situação”, mencionou.

O gestor falou sobre a sensação de conhecer o continente africano. “Foi mágico, foi ancestral. Eu nunca imaginava que eu ia pisar no continente africano e de repente eu estou lá. Foi um misto de emoção, ancestralidade, uma carga de emoção grande que eu consegui suportar. Eu pensei que eu ia explodir de tanta felicidade. É o que eu falo, tem que ter fé, tem que acreditar nas suas conquistas. A cultura te coloca ali, mas você tem que ajudar também, você tem que aparecer, tem que fazer e estudar, estudar, estudar. Eu sou um eterno estudante. Quanto mais conhecimento, melhor. Conhecimento é poder”, ressaltou.

Ricardo falou ainda sobre a disciplina pregada na competição realizada no Marrocos. “Têm algumas regras que a WDSF nos faz seguir e nós seguimos à risca. A experiência que eu adquiri é essa, que temos levar para a vida a cultura hip hop como uma coisa mais séria e não só como algo de lazer e diversão. Ela é lazer e diversão também, mas é conhecimento. Além da cultura hip hop, é preciso incentivar o jovem da periferia a estudar. Isso vai te impulsionar. Então o que eu trago de lá é uma experiência de estudo e ancestralidade, é uma coisa que modificou a minha vida”, concluiu.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.