Junho é o mês do Movimento Nacional pela Vacinação em Araraquara

0
447

Além da multivacinação nas unidades de saúde durante a semana, todos os sábados terão Dia D em diferentes bairros; confira a programação

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, durante todo o mês de junho, o Movimento Nacional pela Vacinação. Com a mensagem “Vacina é vida. Vacina é para todos”, a campanha do governo federal tem como objetivo retomar as altas coberturas vacinais do Brasil.

Essa ação é uma das prioridades do governo federal para reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS), da confiança nas vacinas e da cultura de vacinação do país.

Durante o mês de junho, das 8 às 15 horas, as unidades de saúde do município e SESA estarão aplicando doses contra a pólio, sarampo, meningite, entre outras. Também serão aplicadas doses de Covid-19.

E nos sábados, nos dias 3, 10, 17 e 24, será realizado o Dia D Multivacinação, em pontos diferentes da cidade, sempre das 8 às 15 horas, com várias atrações para incentivar as famílias a atualizarem o esquema vacinal das crianças.

No dia 3, o Dia D será na praça do Cecap; no dia 10, na Área de Lazer do Jardim Martinez; dia 17, na UPA do Valle Verde, e no dia 24, a ação será no Parque Infantil. A criançada vai contar com brinquedos infláveis, algodão doce, passeio na Carreta da Alegria e outras atrações.

Ainda no dia 24, último sábado do mês, os postos de saúde e a unidade do Sesa também estarão abertos para atender a população.

Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, destaca a importância do Movimento Nacional pela Vacinação como instrumento de aproximação e esclarecimento da população sobre a eficácia e segurança das vacinas e os riscos de agravamento das doenças e morte das pessoas não vacinadas.

“A situação é muito preocupante, porque estamos observando a volta de vírus já erradicados no Brasil, por conta da queda dos índices vacinais registrada nos últimos anos. É um retrocesso muito grave, já que o Brasil sempre foi referência internacional em campanhas de vacinação. A população de Araraquara entendeu a importância da vacina contra a Covid-19 e temos uma adesão acima das médias estadual e nacional em relação à Covid. Queremos que as famílias tenham também o mesmo entendimento em relação às demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, porque as coberturas vacinais estão abaixo da média em todo o País. Lembrando sempre que a imunização tem impacto coletivo”, enfatiza a secretária de Saúde.

Para aproveitar o Movimento Nacional pela Vacinação, basta procurar o posto de saúde mais próximo com caderneta de vacinação, documento de identidade e comprovante de endereço ou aproveitar as ações que serão realizadas aos sábados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3303-3108.

SERVIÇO

JUNHO – Movimento Nacional pela Vacinação

Multivacinação em todas as unidades de saúde e Sesa, de segunda a sexta-feira

Das 8 às 15 horas

– 3 de junho

DIA D na praça do Cecap

Rua Major do Exército Antônio do Amaral Biavatti, Cecap.

Das 8 às 15 horas

– 10 de junho

DIA D na Área de Lazer do Jardim Martinez

Rua Papa Paulo VI, Jardim Martinez

Das 8 às 15 horas

– 17 de junho

DIA D na UPA do Valle Verde

Rua Henrique João Baptista Crisci, Valle Verde

Das 8 às 15 horas

– 24 de junho

DIA D no Parque Infantil

Rua São Bento, 1993, no Centro

Unidades de Saúde e Sesa

Das 8 às 15 horas

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.