Boletim do Coronavírus – de 27 de outubro de 2021

0
358

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quarta-feira (27), para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

ATENDIMENTOS

Conforme é feito semanalmente, o Comitê divulga o balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus. São eles:

  • Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 104.491
  • Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 1.782
  • Atendimentos pelo Disque-Saúde: 28.554 ligações
  • Exames realizados junto à Unesp: 117.225
  • Exames realizados junto à Uniara: 44.442
  • Testes capilares – 44.544
  • Exames antígenos realizados nas unidades de saúde, praça Santa Cruz, TCI, comércio e na UPA: 62.636
  • Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 1.095

VACINAÇÃO

E a vacinação contra a Covid-19 continua nesta quarta-feira com aplicação da terceira dose nos idosos com 60 anos ou mais e nos profissionais da saúde, à medida que forem completando 6 meses da segunda dose.
Continua a aplicação de terceira dose no grupo de pessoas imunossuprimidas, com HIV e transplantadas, além de pacientes em tratamento quimioterápico, na unidade do Sesa.
E prossegue ainda no município a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, de gestantes, lactantes e puérperas, de 18 anos ou mais e a aplicação da segunda dose dos imunizantes, em todos os polos de vacinação.
O município continua avançando na vacinação contra a Covid-19: já foram aplicadas 381.985 doses, sendo 197.904 da primeira dose, 169.013 da segunda dose e dose única e 15.068 de terceira dose.
Todas as informações sobre o calendário municipal são atualizadas no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
É fundamental que as pessoas completem a imunização tomando duas doses. Vacina salva vidas.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 32 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 3,42% de 933 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 10,1%, sendo 29 positivados de 287 amostras.
Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 646 testes no dia 26 de outubro, com 3 positivados.
Portanto, agora Araraquara tem 30.858 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 199 permanecem em quarentena e 30.062 já saíram. Aguardam resultado de exames 193 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 14 pacientes estão internados. Destes, 10 estão em enfermaria, sendo 1 suspeito e 9 confirmados e 4 estão em UTI, 1 suspeito e 3 confirmados.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 12% de leitos de enfermaria e 8% de UTI.
Hoje, o Hospital São Paulo tem 5 pacientes, o Hospital São Francisco tem 1 paciente, o Hospital de Campanha tem 6 pacientes e o HEAB tem 2 pacientes.
Do total de 14 pacientes internados, 11 são moradores de Araraquara e 3 residem em outros municípios. Eles são de Américo Brasiliense, Porto Ferreira e São Carlos’.

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 597 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.