Boletim do Coronavírus – de 15 de julho de 2021

0
15

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira (15), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
A Prefeitura publicou hoje, nos Atos Oficiais, decreto municipal no 12.624 de 14 de julho de 2021, que dispõe sobre a implementação de medidas voltadas à contenção da disseminação da Covid-19 no Município, no âmbito do estado de calamidade vigente.
E também publicou o decreto no 12.623, que dispõe sobre as aulas e as atividades presenciais nos estabelecimentos de educação básica das redes públicas e privadas de ensino do município de Araraquara, no contexto da pandemia da Covid-19.
De acordo com a legislação que começa a vigorar hoje, dia 15 de julho, Araraquara volta a se adequar ao Plano São Paulo, do Governo do Estado.
Dessa forma, é permitido o funcionamento presencial de atividades comerciais e religiosas das 5h às 23h. Além disso, entre outras medidas, as atividades comerciais poderão receber até 60% da capacidade de ocupação dos estabelecimentos ou entidades, respeitando-se o distanciamento social de 1,5 metro entre pessoas.
Também a partir de hoje, o transporte público de Araraquara volta a funcionar no horário normal, incluindo a circulação das linhas do Corujão, mas com os veículos mantendo a ocupação máxima de 60% da capacidade de passageiros.
Em relação às aulas e atividades presenciais nas redes de ensino do Município, deverá ser observado o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. No caso das salas de aula cujas dimensões comportem o total dos alunos das turmas, observado o distanciamento, será admitida a ocupação de 100% dos alunos matriculados. Nas salas de aula que não comportam o total dos alunos respeitando o distanciamento, a ocupação máxima será de 60% dos alunos.
O lockdown adotado em junho e o avanço da vacinação permitem que Araraquara dê mais um passo na retomada das atividades. Porém, ainda é necessário que a população siga as recomendações sanitárias de prevenção da Covid-19 — uso de máscaras, distanciamento social e higienização frequente das mãos, inclusive entre as pessoas vacinadas.
As atividades estão sendo retomadas com responsabilidade e cautela e todos devem continuar participando dessa batalha.
O decreto municipal no 12.624 e o decreto municipal no 12.623, com todas as regras e normas sanitárias, podem ser consultados, na íntegra, no site da Prefeitura.

http://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/2021/julho/14/decreto-no-12-623-de-14-de-julho-de-2021
http://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/2021/julho/14/decreto-no-12-623-de-14-de-julho-de-2021

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta quinta-feira mais 96 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 7,82% de 1.227 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 15.57% de 520 amostras, sendo, destas, 81 positivados.
Araraquara soma, portanto, 27.032 casos confirmados de Covid-19.
Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e também nas barreiras sanitárias, foram aplicados um total de 707 testes no dia 14 de julho, com 20 positivados, sendo 5 de outros municípios.
Do total de confirmados, 490 permanecem em quarentena e 25.996 já saíram. Aguardam resultado de exames 505 amostras.
Para facilitar o acesso aos resultados de exames e propiciar o início do isolamento de positivados e comunicantes o mais rápido possível, foi criada uma plataforma para consulta: basta acessar o campo “Resultados de Exames (COVID-19)”, no site da Prefeitura, e preencher o campo com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece ao munícipe as orientações de como ele deve agir de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 148 pacientes estão internados. Destes, 84 estão em enfermaria, sendo 77 confirmados e 7 suspeitos e 64 estão em UTI, sendo 62 confirmados e 2 suspeitos.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 52% de leitos de enfermaria e 57% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 17 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 24 pacientes, o Hospital São Francisco tem 20 pacientes, o Hospital de Campanha tem 39 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 34 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 14 pacientes.
Do total de 148 internados, 77 são moradores de Araraquara e 71 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 34 estão em enfermaria e 37 estão em UTI.
Os 71 pacientes de outros municípios residem em Americana (1), Américo Brasiliense (3), Araras (1), Boa Esperança do Sul (6), Capivari (1), Curupá (1), Descalvado (3), Guatapará (1), Ibaté (3), Ibitinga (1), Igaraçú do Tiete (1), Itápolis (1), Itaporanga (1), Matão (3), Piracicaba (2), Pirassununga (2), Porto Ferreira (2), Reginópolis (1), Ribeirão Bonito (1), Rincão (5), Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lúcia (4), São Carlos (23) e Tabatinga (2).

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 546 óbitos decorrentes de Covid-19.

O óbito registrado nas últimas 24 horas é de um homem de 37 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 13 de maio.

VACINAÇÃO

Araraquara já aplicou, até o momento, 164.750 doses, sendo 119.527 da primeira dose, 42.242 da segunda dose e 2.981 de dose única.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

Deixe uma resposta