Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 834– 27 de junho de 2022 

0
298

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta segunda-feira, dia 27 de junho de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

BALANÇO DAS FISCALIZAÇÕES

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM.

De 20 a 26 de junho, foram contabilizadas 91 ações de fiscalização. Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:

Bares / restaurantes / lanchonetes / similares: 30

Shoppings / lojas âncoras / Mercado Municipal / atacadistas / varejistas e supermercados de grande porte: 2

Academias/ Condicionamento físico: 3

Escolas: 1

Bancos: 2

Lotéricas/ órgão públicos: 2

Outros estabelecimentos comerciais: 50

Residências/condomínios, repúblicas: 1

Foi registrado 1 auto de infração por descumprimento do uso de máscara.

As equipes de fiscalização permanecem nas ruas cobrando o cumprimento do decreto municipal em vigor.

 SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 185 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 51,53% de 359 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 51,75%.

Nesta data, a Rede SUS contabilizou 325 testes em sintomáticos, dos quais 160 foram positivados, e 17 testes em assintomáticos, com 8 positivados.

Portanto, Araraquara soma 80.722 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 767 permanecem em quarentena e 79.250 já saíram.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

INTERNAÇÕES

Hoje, 29 pacientes estão internados; 20 estão em enfermaria, 16 confirmados e 4 suspeitos, e 9 estão em UTI, 7 confirmados e 2 suspeitos.

Dos 29 internados, 16 são moradores de Araraquara e 13 residem em outros municípios: Américo Brasiliense (2), Barra Bonita (1), Borborema (1), Gavião Peixoto (1), Ibaté (1), Rincão (1), Santa Lúcia (2), São Carlos (3) e Tabatinga (1).

Hoje, a Santa Casa tem 6 pacientes, o Hospital São Paulo tem 6 pacientes, o Hospital São Francisco tem 2 pacientes, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 4 pacientes e o Heab tem 11 pacientes.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 45% de leitos de enfermaria e 50% de UTI.

ÓBITOS

O município registrou, até o momento, 705 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito registrado nas últimas 24 horas é de um idoso de 96 anos, com comorbidades, que foi internado em unidade da rede privada no dia 22 de junho.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, são monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.