Bem-Estar Animal, Cultura e Segurança Pública vencem votação do OP Digital

0
177
Fase online recebeu 3.266 votos; os temas escolhidos no site da Prefeitura serão levados para a Plenária da Cidade do Orçamento Participativo, na quarta-feira (10)

Os temas Bem-Estar Animal, Cultura e Segurança Pública venceram a votação do OP Digital no site da Prefeitura e serão levados para debate, apresentação de propostas e votação de investimento prioritário na plenária do Orçamento Participativo temática da Cidade. Foram 3.266 votos recebidos ao todo na fase online.

A Plenária da Cidade está marcada para a próxima quarta-feira (10), às 19h, na Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial), situada na Avenida Bandeirantes, nº 503, no Centro.

A Plenária da Cidade é uma oportunidade em que a população vota por um investimento que traga benefícios para todo o município de Araraquara. O modelo é diferente das plenárias regionais e das demais temáticas, que elegem prioridades para cada região e para segmentos da sociedade (Idosos, Juventude, Mulheres, LGBTQIA+, População Negra e Pessoa com Deficiência).

“Mais uma vez, o Orçamento Participativo dá a oportunidade de o conjunto da cidade poder participar com uma diversidade de temas para serem escolhidos e levados para a plenária presencial. O número de participações mostra que, cada vez mais, tem sido de interesse da população participar das decisões e apontar quais são as prioridades. O OP Digital amplia a participação e estimula o exercício da cidadania”, afirma o coordenador de Participação Popular, Anderson Morfy.

Estavam à disposição da população na votação do OP Digital os temas Bem-Estar Animal, Cultura, Educação, Esporte, Geração de Trabalho e Renda, Meio Ambiente, Programa de Combate às Drogas, Programa para Crianças e Adolescentes, Saneamento, Saúde, Segurança Pública, Trânsito e Zeladoria da Cidade (confira abaixo o resultado completo). Foi aceito apenas um voto por CPF.

Depois de o Orçamento Participativo ser retomado pelo prefeito Edinho, em 2017, a Plenária da Cidade escolheu como obras prioritárias a reabertura do Pronto-Socorro do Melhado (já em funcionamento), uma nova sede para o NGA 3 – Núcleo de Gestão Ambulatorial (obra em andamento) e a reforma da Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (projeto pronto, a ser executado em parceria com o Governo do Estado). Em 2020 e 2021, em razão da pandemia da Covid-19, o Orçamento Participativo não foi realizado.

Coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, o OP permite que a população compareça e escolha investimentos para que a Prefeitura inclua no Orçamento, faça o planejamento e execute. Desde a retomada, são R$ 80 milhões investidos nas obras e nos programas escolhidos pelos moradores de Araraquara.

Resultado final do OP Digital 2022:
(tema – número de votos – porcentagem)

Vencedores:
Bem-Estar Animal – 1.192 – 36,50%
Cultura – 643 – 19,69%
Segurança Pública – 392 – 12%

Demais temas:
Saúde – 314 – 9,61%
Educação – 235 – 7,20%
Geração de Trabalho e Renda – 203 – 6,22%
Zeladoria da Cidade – 84 – 2,57%
Programa para Crianças e Adolescentes – 72 – 2,20%
Meio Ambiente – 46 – 1,41%
Programa de Combate às Drogas – 29 – 0,89%
Esporte – 28 – 0,86%
Trânsito – 19 – 0,58%
Saneamento – 9 – 0,28%

Total de votos: 3.266
* foi permitido apenas um voto por CPF

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.