Assentamento Bela Vista recebe projeto de leitura coletiva nesta terça (22)

0
378

Projeto “O Brasil profundo sob nossos pés” parte da leitura do romance “Torto Arado”, do jovem escritor baiano Itamar Vieira Júnior

“O Brasil profundo sob nossos pés” é o novo projeto da Secretaria Municipal da Cultura que leva leitura coletiva a comunidades, assentamentos, quilombos e demais agrupamentos sociais relativos à luta pelo direito à terra e à liberdade. A abertura do programa será realizada nesta terça-feira (22), às 19 horas, na Casa do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Assentamento Bela Vista. A atividade é aberta para toda a comunidade do assentamento e interessados em geral.

“O Brasil profundo sob nossos pés” tem por objetivo o estímulo à leitura enquanto fruição e também movimento de reconhecimento e empatia. O projeto, com indicação etária para maiores de 14 anos, parte da leitura do romance “Torto Arado”, do jovem escritor baiano Itamar Vieira Júnior, sendo esta a obra literária brasileira mais lida e comentada dos últimos tempos.

Sucesso de público e de crítica, o livro conta a história de uma família de descendentes de pessoas escravizadas, centrada nas personagens Bibiana e Belonísia, irmãs que, após viverem um trágico episódio, têm suas vidas entrelaçadas de modo surpreendente.

“A partir de suas histórias, revelam-se as faces da exclusão, da exploração latifundiária, de vidas precarizadas e marginalizadas que expõem esse Brasil profundo que o autor almeja trazer à luz. Permeiam a obra grandes temas como a condição da mulher campesina, a religiosidade, a herança e a permanência do trabalho escravo, a luta pela terra e a noção de pertencimento”, explica Carlos Fonseca, coordenador executivo de Cultura e proponente do projeto.

Ele lembra que a escolha deste romance se deve a seu horizonte temático e sua relação com os movimentos organizados em prol da reforma agrária, à formação de comunidades ribeirinhas, quilombos e assentamentos.

Serão sete encontros no Assentamento Bela Vista, com duas horas cada. No lançamento, Carlos Fonseca irá apresentar o projeto aos interessados, abordando o romance, o autor e a forma como as leituras serão feitas.

A partir do segundo encontro, Carlos segue como mediador e apresenta um convidado da área de letras, história ou geografia, para realizar a leitura de um trecho de Torto Arado, a ser discutido no encontro seguinte. A mediação deve propor linhas de leitura e estimular questionamentos sobre os temas suscitados pelo grupo.

A programação é gratuita.

SERVIÇO:

Lançamento do projeto de leitura coletiva “O Brasil profundo sob nossos pés”

Data: terça-feira (22 de março)

Local: Casa do INCRA no Assentamento Bela Vista

Horário: 19 horas

Grátis

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.