Cerimônia marca início da construção da ponte “Jornalista Fernanda Manécolo”, ligando o Aclimação ao Maria Luiza III

0
305

Homenagens à jornalista, falecida em outubro de 2021, emocionaram os presentes; obra atende reivindicação eleita pelos moradores no Orçamento Participativo

Uma solenidade emocionante marcou, na manhã de domingo (28), o ato de assinatura da ordem de serviço para início da construção da ponte que vai ligar o Jardim Maria Luiza III ao Jardim Aclimação, cuja denominação presta homenagem à jornalista Fernanda Manécolo, falecida em outubro de 2021.

Na nova estrutura, que atende demanda eleita pela população do Maria Luiza III em plenária do Orçamento Participativo (OP), vai garantir o prolongamento da avenida Manoel Cândido da Costa sobre o afluente do córrego do Serralhal. Será investido R$ 1.298.849,83 em recursos próprios da Prefeitura.

Familiares e amigos de Fernanda Manécolo, assim como autoridades e demais convidados participaram da cerimônia, acompanhando as homenagens prestadas à jornalista.

Fernanda Manécolo nasceu em São Paulo, mas foi criada em Araraquara. Dedicou sua vida profissional a contar as histórias de sua cidade adotiva, demonstrando um compromisso incansável com a verdade e a comunidade. Formada em jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) em 2004, traçou sua carreira em diversos veículos renomados de Araraquara, incluindo o jornal Tribuna Impressa, a revista kappa, o portal k3, a Rádio CBN, e o portal ACidade ON Araraquara.

Morava com a família no Jardim Imperador. Era casada com Fábio Rogério Miquilini da Silva e mãe de Valentina. Faleceu prematuramente aos 37 anos, no dia 7 de outubro de 2021, devido a complicações cardíacas.

“O tempo vai mostrar a importância dessa obra, que é uma obra estruturante com certeza, porque vai criar um novo corredor na nossa cidade. Importante do ponto de vista arquitetônico e urbanístico e também pela sua simbologia, porque faz uma justa homenagem a uma pessoa muito querida na nossa cidade”, declarou o prefeito Edinho, durante a cerimônia. “Sempre tive um carinho muito grande pela Fernanda e digo que ela era a melhor jornalista da área econômica que já vi nessa cidade. Disse isso a ela. É que ela tinha raízes enfincadas aqui na nossa cidade, nas se ela fosse para a grande mídia seria uma jornalista de economia de primeira linha, pela sua capacidade de interpretar economia e de fazer com que o leitor entendesse temas econômicos. Era brilhante, talentosa e aguerrida, com sonhos de transformação social, o que sempre me encantou. Por isso, muitas vezes tentei trazê-la para trabalhar comigo, mas ela quis continuar do outro lado do balcão. Era dura e firme para defender suas convicções, mas era doce, amável. Foi assustadora a forma de como ela nos deixou, pelos problemas de saúde, e difícil de assimilar. Ela não combinava com a morte, porque ela vivia com intensidade. Essa obra ter o nome da Fernanda é simbolicamente justa, porque ela fazia pontes, ela unia, unificava, sem abrir mão de suas convicções, com sua meiguice e doçura”, completou o prefeito.

Sandra Bolognese Manécolo, mãe de Fernanda Manécolo, falou aos presentes na cerimônia, agradecendo o prefeito Edinho pela iniciativa e à vereadora Luna Meyer, que foi representada na cerimônia pelo vereador Paulo Landim, presidente da Câmara Municipal.

“Colocar o nome da minha filha em uma ponte é muito significativo, porque uma ponte liga, une, facilita travessias. E essa vai trazer muitas melhorias para os moradores. É uma homenagem justa pelo o que ela fazia, pelo amor que ela tinha por contar histórias da nossa cidade. Fernanda amava Araraquara, conhecia tudo da cidade. Eu agradeço muito, em nome de toda a minha família, pela lembrança. Este momento é de felicidade. Estou muito feliz e muito sensibilizada”, declarou Sandra Manécolo.

Na sequência, a filha de Fernanda também leu um verso em homenagem à mãe, emocionando os presentes. “A menina mais feliz do mundo agora alegra e ilumina o céu. Salve Fernanda”, declamou a pequena Valentina.

E o viúvo de Fernanda, Fábio Rogério encerrou os pronunciamentos da família também agradecendo o prefeito pela homenagem e lembrando um pouco de sua história com a homenageada.

“Casamos no dia 14 de fevereiro de 2009 e, anos depois, tivemos a Valentina também no dia 14 de fevereiro, mas não foi proposital, estourou a bolsa e nós corremos para o hospital. Quando contei para a Valentina sobre essa homenagem, sobre a construção da ponte, ela ficou muito ansiosa e sempre me perguntava quando ia começar. Mas eu dizia para que tivesse calma, porque ia acontecer. Esse versinho que ela leu, fica na sua cabeceira e ela lê todo dia. Preciso agradecer por tudo o que vocês estão fazendo para eternizar o nome da Fer. Sabemos de tudo o que ela fez nos meios de comunicação e que ela deixou sua marca, mas essa homenagem é muito significativa”, afirmou.

Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, falou aos presentes em nome dos demais gestores municipais. Ela também lembrou que a construção da ponte que homenageia a jornalista e atende os moradores que elegeram a obra como prioritária nas plenárias regionais do OP teve que ser postergada por um período durante a pandemia de Covid 19, quando todos os investimentos da Prefeitura foram direcionados ao enfrentamento da doença.

“Quero cumprimentar o prefeito Edinho pela sua sensibilidade e pelo respeito ao Orçamento Participativo, que é decidido pela população. Falo isso em nome de todo o governo municipal. Essa é uma obra muito sensível, primeiro pela sua importância para os moradores e depois pelo nome que essa benfeitoria vai ter, que é o nome da nossa querida Fernanda. Quero agradecer a família da Fernanda como um todo, por estar nos permitindo fazer essa homenagem. Ela conhecia muito a cidade e também seus problemas. Sabia usar com maestria sua ferramenta de trabalho, que era o jornalismo”, ressaltou Eliana Honain.

O presidente da Câmara, Paulo Landim, também saudou os familiares da homenageada, destacou o Orçamento Participativo e a importância da nova travessia que vai ligar as duas regiões.

“Sou morador aqui da Vila Sedenho e também estou feliz com essa obra, que se torna símbolo de inclusão e de compromisso com a população”, enfatizou.

O vereador Alcindo Sabino (PT) também esteve presente na solenidade, marcada pela assinatura do decreto de lei número 11.169, de 25 de abril de 2024, que denomina “Jornalista Fernanda Manécolo” a ponte de ligação o Jardim Aclimação e o Jardim Maria Luiza III, e também pela assinatura da ordem de serviço para o início das obras, da qual também participou o representante da HT Construções, empresa responsável pela obra, Luiz Antônio Bassos Júnior.

A ponte vai criar nova saída do bairro para o restante da cidade. Atualmente, o único caminho para se chegar ao bairro é pela avenida Manoel de Abreu, que liga Araraquara a Américo Brasiliense. Com essa nova ponte sobre o córrego do Serralhal, será possível deixar o Maria Luiza III em direção ao Jardim Imperador, à região do Selmi Dei e ao centro da cidade, por meio da Avenida Professor Lysanias de Oliveira Campos.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.