Araraquara recebe 19º Encontro Nacional de Capoeira

0
404

 

Evento atrairá para a cidade participantes de vários estados

Neste final de semana, Araraquara sediará a 19ª edição do Encontro Nacional de Capoeira, que atrairá profissionais (mestres e professores) e atletas de vários estados como Paraná, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, distrito Federal Brasília, São Paulo capital e de várias cidades do interior. O evento será realizado na sede da Associação de Capoeira Sol da Liberdade (Acasol), na Rua Manoel Oliveira e Silva, 253, Jardim Itália.

A abertura oficial está marcada para esta sexta-feira (22) a partir das 19h30. No sábado (23) a programação inicia na Praça Santa Cruz, Centro, a partir das 09h com roda de capoeira com apresentações de jogos de capoeira angola, regional, contemporânea, intervenções de maculelê e coco de roda. Já no período da tarde, a partir das 13h30, na sede Acasol, serão realizadas as Oficinas de Capoeira e suas vertentes, ministradas pelos mestres presentes no evento, direcionadas ao público capoeirista, que também poderá acompanhar palestras e debates. A partir das 18h30, no auditório da Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA), na Rua Padre Duarte, 2821, acontece o tradicional cerimonial de formatura, onde os capoeiristas recebem a graduação de acordo com o nível de aprendizado. Na ocasião, serão graduados monitor, instrutor, professor, contramestre e uma formatura especial, que será o reconhecimento de título a Fábio Soares Nascimento, que atingiu o 1° grau de mestre na arte da capoeira, representado pela cor vermelha.

Fábio iniciou a prática da capoeira no ano de 1996 no bairro das Hortências, na Associação de Capoeira Sol da Liberdade, e desde então, após cumprir as fases de aprendizado, vem desenvolvendo um trabalho sólido na arte como profissional, quesito indispensável para o reconhecimento do título. As programações da formatura contam ainda com os jogos dos mestres e apresentações artísticas como maculelê e coco de roda.

Contexto esportivo

Já no domingo de manhã a modalidade se apresenta no contexto esportivo com a realização da Copinha Regional (juvenil de 12 a 17 anos) e do Torneio Regional (adultos), com competições nas categorias em ambos os sexos, divididas por idade e peso. As premiações serão medalhas para o primeiro, segundo e terceiro colocados. A competição no estilo capoeira contemporânea, em ritmo de São Bento Grande, é um formato que exige mais contato físico entre os atletas, condicionamento e desenvolvimento técnico. Este formato de competição foi realizado no final de 2021 e agora vamos para a segunda edição dentro destes padrões.

A equipe Fundesport Capoeira participa com atletas da categoria juvenil e adultos, no masculino e feminino. As inscrições para a competição serão feitas no local a partir das 09h. As atividades se estenderão durante a semana com apresentações em algumas escolas municipais e estaduais, de acordo com a agenda da unidade. “O encontro promove e possibilita a todos uma troca de experiências no contexto esportivo, cultural e educacional, contribuindo com a formação dos participantes. As atividades são abertas ao público em geral”, explicou José Gomes Sobrinho, o Mestre Zezinho, técnico de capoeira da Fundesport.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Fundesport e Secretaria Municipal de Cultura.

 

__________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.