Araraquara celebra 205 anos com programação cultural para toda a família

0
272

Programação diversificada começa no sábado (20) e se estende até o feriado do aniversário da cidade na segunda-feira (22)

 

Os 205 anos de Araraquara estão chegando e a Prefeitura de Araraquara organiza uma festa para todas as famílias, com uma programação que irá contemplar crianças, jovens e adultos. A programação solidária e gratuita será realizada nos dias 20, 21 e 22 de agosto (sábado, domingo e segunda-feira) com desfiles, shows musicais, feiras, missa e seresta. O cantor Jão é quem comanda a última atração da agenda, no dia 22, com show solidário noturno no CEAR – Centro de Eventos de Araraquara e Região (ingresso: 1 kg de alimento ou ração para cães e gatos).

Além de Jão, a programação conta com diversos shows musicais com: 14 Bis, André Valadão, Banda UTI, Beatles Again, Big Mama, Dani e Danilo, Fole de Cordas, Lilian Jardim, Saulo Laranjeira e Turma do Samba. Os populares Carreiro e Capataz, Fiduma e Jeca, Guilherme e Santiago, Hugo e Tiago, João Lucas e Matheus, Katinguelê e Theo e Luan também marcam presença no aniversário da cidade.

O desfile cívico na Avenida Bento de Abreu, com alunos e instituições da cidade, este ano traz o tema “22 de agosto comemora a Semana de 22: celebrando a vida com educação e cultura” no dia 22. Depois de dois anos sem o desfile presencial, a expectativa é grande para esta comemoração.

A Seresta a Caminho do Sol, também retomando após a pandemia, deve reunir um bom público para prestigiar os convidados da noite do dia 21. Um time expressivo de artistas participa do evento que antecede o aniversário da cidade.

O Show da Cidade, no dia 22, este ano com produção da Rádio Morada do Sol, apresenta grandes nomes e lançamentos do sertanejo e que prometem uma grande festa comemorativa aos 205 anos de Araraquara.

O programa Choro das Águas, de volta à Praça do Daae, será estendido sendo realizado nos três dias da programação (20, 21 e 22), reunindo feiras artesanais, food trucks e shows musicais.

Ainda: Bento Aberta, Hip Hop, Marcha para Jesus, Missa em Ação de Graças complementam as atividades do festejo da cidade.

Confira mais sobre a programação dos 205 anos de Araraquara:

·         Sábado (20 de agosto)

A abertura da programação de aniversário no sábado (20) se concentra em atividades na Praça do Daae, no Parque Infantil e no CEAR.

A primeira atividade será a Marcha para Jesus, uma manifestação pacífica, marcada por momentos de louvor e oração pelas pessoas, comércios, órgãos públicos, para abençoar a todos.

A concentração da Marcha para Jesus terá início às 10h, no Parque Infantil, com saída às 12h. O percurso será até o CEAR, onde haverá uma programação com diversos shows musicais e o encerramento às 20h com o show de André Valadão. A entrada é gratuita, mas pode ser solidária com a doação de 1 quilo de alimento ou ração para cães ou gatos.

O sábado marca a abertura do Choro das Águas Especial Araraquara 205 anos. O primeiro dia de atividades do Choro será das 18 às 22h, na Praça do Daae, com feira de artesanato e food trucks. A banda convidada é a Big Mama, com show às 19h30, apresentando rock – desde a década de 50 até os dias de hoje, interpretando com muito capricho e talento sons icônicos de compositores que marcaram época.

·         Domingo (21 de agosto)

O domingo, véspera do aniversário de Araraquara, traz uma programação diversificada, que começa às 7h da manhã com a Bento Aberta – Especial Araraquara 205 anos.

A Bento Aberta, das 7 às 12h, fecha parte da avenida da cidade – a Av. Bento de Abreu – para a realização de atividades gratuitas, culturais e esportivas, que atendam toda a família. O percurso interditado está localizado entre a rotatória da antiga CTA até o monumento do Soldado Constitucionalista, e o trânsito deve utilizar as ruas paralelas.

O projeto foi inspirado no que acontece na Avenida Paulista, em São Paulo: com o fechamento da rua para o trânsito de veículos, as pessoas podem desenvolver atividades físicas, culturais e de lazer, além de ser permitido o passeio com animais de estimação (e para isso é recomendado que as pessoas levem sacolinhas para recolher as sujeiras dos seus bichinhos).

O Choro das Águas, no domingo, terá início mais cedo: será realizado a partir das 12h, seguindo até às 22h. A feira de artesanato e os food trucks continuam no programa que traz dois shows neste dia: Grupo Fole de Cordas, às 15h; e a banda Beatles Again, às 16h30.

À noite, às 19h30, haverá a Missa em Ação de Graças pelos 205 anos de Araraquara, na Matriz São Bento.

A tradicional Seresta A Caminho do Sol encerra a programação de domingo no CEAR. A partir das 16h haverá Feira de Artesanato do Grupo MEA e food trucks no Centro de Eventos e o ingresso pode ser solidário com a doação de um quilo de alimento ou ração animal.

A programação musical da Seresta reúne shows com artistas da cidade e artistas que vêm sendo revelados para um grande público, além da participação do grupo convidado 14 Bis, a banda criada no final de 1979, em Belo Horizonte. Coroando a Seresta ao lado do 14 Bis, estarão: Dani e Danilo, Lilian Jardim, Saulo Laranjeira e Turma do Samba. A noite promete ser uma grande festa, já adiantando as festividades do aniversário da cidade.

·         Segunda-feira (22 de agosto)

A segunda-feira é o dia da grande festa dos 205 anos de Araraquara e, para tanto, o transporte coletivo será gratuito o dia todo a fim de permitir que todos comemorem e celebrem junto às atividades promovidas.

O Desfile Cívico abre a programação no dia do aniversário da cidade, às 8h, na Avenida Bento de Abreu. Com o tema “22 de agosto comemora a Semana de 22: celebrando a vida com educação e cultura”, o desfile deve reunir muitas pessoas, entre alunos de escolas municipais e estaduais, programas municipais e instituições participantes. Também, municípios vizinhos – como Ibaté e Trabiju – confirmaram participação na atividade a fim de parabenizar Araraquara. Oficinas Culturais, Escolinhas de Esporte – Ginástica 3ª Idade/ Fundesport, CETEC e Fundo Social são alguns nomes já garantidos nesta celebração.

O Choro das Águas – Especial Araraquara 205 anos na segunda será realizado das 12h às 22h, na Praça do DAAE, com food trucks e feira de artesanato. O show musical terá a Banda UTI como atração convidada, trazendo no repertório: rock nacional e internacional, com sucessos que marcaram a época dos anos 60 até hoje.

O Hip Hop é atração das 13h no CEAR, reunindo as suas quatro principais manifestações: DJ, Grafite, Mc/Rap e Breaking: é o Momento Hip Hop, com representantes das regiões da cidade.

À tarde, a partir das 13h, o CEAR é palco para o Show da Cidade – Araraquara 205 anos, em uma promoção exclusiva da Rádio Morada do Sol. Também, a entrada é gratuita, mas pode ser solidária com a doação de um quilo de alimento ou ração animal.

Grandes nomes da música popular já confirmaram presença, com destaque para o sertanejo. Guilherme e Santiago, Carreiro e Capataz, Hugo e Tiago, Fiduma e Jeca, Katinguelê, João Lucas e Matheus, Theo e Luan são alguns nomes que já garantiram a participação em homenagem à cidade.

Jão – o cantor revelação que cresceu em Américo Brasiliense e que vem arrebatando multidões com seu sucesso na música brasileira – é o grande nome do encerramento das comemorações dos 205 anos de Araraquara. O show, que é um presente do artista para a cidade, será realizado no CEAR, às 20h.

Importante destacar que o show de Jão é solidário, com arrecadação de alimentos não perecíveis para as entidades cadastradas no Fundo Social e ração para cães e gatos, direcionadas à Coordenadoria do Bem-Estar Animal tanto de Araraquara e de Américo Brasiliense (cidade natal de Jão).

O artista tem mais de 4 milhões de ouvintes nas plataformas digitais, mais de 405 milhões de visualizações em seu canal oficial do YouTube e as suas redes somam mais de 3 milhões de seguidores. Com isso, Jão pode ser considerado hoje o maior nome masculino do pop brasileiro da atualidade.

O show no aniversário de Araraquara marca o retorno de Jão à região. Além de toda a movimentação do público envolvido com o artista, a apresentação também será comemorada pelos ambulantes da cidade, que há tempo aguardam um grande evento para retornar suas atividades.

Vale destacar que Jão, em suas turnês e atividades, sempre destina valores para protetores da causa animal. Por isso, o show em Araraquara, além de arrecadar alimentos não perecíveis para famílias necessitadas da cidade, também irá receber ração para cães e gatos que será destinada à Coordenadoria do Bem-Estar Animal.

PROGRAMAÇÃO 205 ANOS DE ARARAQUARA

Dia 20 de agosto – Sábado

Choro das Águas – Especial Araraquara 205 anos

Horário: Das 18h às 22h

Onde: Praça do DAAE

Food Truck e feira de artesanato

19h30 – Show com a banda Big Mama

Entrada gratuita

Marcha para Jesus – Encerramento com Show de André Valadão

Horário: concentração da Marcha para Jesus às 10 horas no Parque Infantil

Em seguida, shows no CEAR

20h – Encerramento com show de André Valadão

Entrada gratuita, mas pode ser solidária: doe 1 quilo de alimento ou ração animal

Dia 21 de agosto – Domingo

Bento Aberta – Especial Araraquara 205 anos

Horário: Das 07h às 12h

Onde: Avenida Bento de Abreu

Atividades culturais esportivas e de lazer

Entrada gratuita

Choro das Águas – Especial Araraquara 205 anos

Horário: Das 12h às 22h

Onde: Praça do DAAE

Food Truck e feira de artesanato

15h – Show com o Grupo Fole de Cordas

16h30 – Show com a Banda Beatles Again

Entrada gratuita

Missa em Ação de Graças pelos 205 anos de Araraquara

Horário: 19h30

Onde: Matriz São Bento

Seresta a Caminho do Sol

Horário: a partir das 16 horas

Onde: CEAR

Food truck, feira de artesanato e shows com Dani e Danilo, Lilian Jardim, Saulo Laranjeira, Turma do Samba e 14 BIS

Entrada gratuita, mas pode ser solidária: doe 1 quilo de alimento ou ração animal

Dia 22 de agosto – Segunda-feira

 

**** Transporte coletivo gratuito o dia todo

Desfile Cívico – Tema: “22 de agosto comemora a Semana de 22: celebrando a vida com educação e cultura”

Horário: 08 horas

Onde: Avenida Bento de Abreu

Entrada gratuita

Choro das Águas – Especial Araraquara 205 anos

Horário: Das 12h às 22h

Onde: Praça do DAAE

Food Truck e feira de artesanato

19h – Show com a Banda UTI

Entrada gratuita

Momento Hip Hop

Horário: 13h

Onde: CEAR

 

Show da Cidade – Araraquara 205 anos

Promoção exclusiva da Rádio Morada

Horário: a partir das 13h

Onde: CEAR

Entrada gratuita, mas pode ser solidária: doe 1 quilo de alimento ou ração animal

Artistas confirmados até agora no Show da Cidade

Guilherme e Santiago

Carreiro e Capataz

Hugo e Tiago

Fiduma e Jeca

Katinguelê

João Lucas e Matheus

Theo e Luan

Show Solidário com Jão

Horário: 20 horas

Onde: CEAR

Entrada solidária: 1 quilo de alimento ou 1 quilo de ração animal

 

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.