Aprenda a fazer canjica antes que o inverno acabe

0
560
Foto: Canva

Quem disse que canjica deve ser degustada somente em festas juninas não sabe o quanto é gostoso degustar a receita assistindo um filminho no frio, com aquele cobertor. A junção de canela, cravo, coco, amendoim e outros ingredientes fazem do doce uma iguaria única.

Para fazer canjica em casa é necessário os ingredientes que vamos disponibilizar na receita abaixo, uma panela de pressão e pelo menos uma hora para preparar com carinho uma sobremesa, ou como preferir chamar, que vai encantar a maioria das pessoas que tiverem a oportunidade de experimentar.

Dizemos que a canjica é um prato próprio para o frio por causa dos ingredientes, que em suma, aquecem o corpo de quem consome. Logo, concluímos que se consumida durante dias com altas temperaturas pode causar um “calor da moléstia”!

A origem da canjica

Estamos em pleno 2022 e estudiosos, sociólogos e historiadores ainda não conseguiram entrar em um consenso sobre a origem da canjica.

De acordo com o que nos escreveu o sociólogo Gilberto Freyre em sua mais famosa obra “Casa Grande e Senzala” (2003), o prato foi criado pelos Tupinambás, sendo assim é herança de povos indígenas que por volta do século XVI viveram entre o Recôncavo baiano até as margens do Rio São Francisco (que atualmente passa por 521 municípios), a canjica chegou estilizada nos tempos atuais, porém nem sempre recebeu o leite condensado, o leite e o açúcar.

Já estudiosos da língua, contrapondo o escritor que não apresentou fontes para tal afirmação , defendem que a palavra canjica não tem origem indígena e sim africana, Nei Lopes, que escreveu “Novo Dicionário Banto do Brasil” (2003), por exemplo, diz que nossa famosa canjica é uma palavra original do quicongo, língua nativa no Congo e Angola.

Sendo assim, temos essas duas hipóteses, de que a canjica veio ou da África, juntamente com as pessoas negras que foram trazidas ao Brasil para serem escravizadas, ou tem origem indígena, povos que também foram escravizados por Portugal e fez parte da construção do país. Outra observação importante a se fazer aqui é a maneira como ambos os povos foram perdendo a identidade no período de colonização do Brasil, portanto a dificuldade de desvendar o que veio de onde ou se quem. Visitando cidades importantes como Ouro Preto, em Minas Gerais, Porto Seguro, na Bahia, Paraty, no Rio de Janeiro, São Vicente, São Paulo e tantas outras, inseridas nesse contexto, conseguimos vislumbrar parte do que aconteceu no país durante os séculos XVII e XVIII.

Receita de canjica

As crianças costumam evitar o amendoim, sobretudo pelo gosto forte que ele tem, portanto é bom que quem pretende preparar uma canjica completa deixe um pouco sem o amendoim reservado para os pequenos. É normal que essa canjica separada para as crianças fique toda branquinha e mais rala, afinal é o amendoim que dá cor e engrossa o caldo da canjica. Aprenda a fazer uma deliciosa e completa canjica, não perca mais tempo!

Ingredientes para fazer canjica

1 pacote de canjica
½  pacote de amendoim cru e com casca

1 pacote pequeno de coco ralado

2 pacotes pequenos de canela em pau

½ pacote pequeno de cravo da índia
1 litro de leite (integral ou semi-desnatado)
1 caixa grande de leite condensado

2 xícaras de açúcar cristal

Como preparar a canjica – passo a passo

Passo 1 – Em uma panela de pressão coloque o pacote todo da canjica com um litro de água, ou  acrescente água até cobrir a canjica por completo, acrescente também o açúcar, misture bem, feche a panela e acenda o fogo.

Passo 2 – Deixe cozinhar por vinte minutos, abra e veja se as bolinhas estão macias, se não estiverem completas, desta vez com leite, até cobrir a canjica e feche novamente a panela, deixando cozinhar por mais 15 minutos.

Passo 3 – com a canjica já macia comece a acrescentar os demais ingredientes, na seguinte ordem:

  • Leite

  • Leite Condensado

  • Coco ralado

  • Canela

  • Cravos

Passo 4 – Enquanto a fervura pega o sabor dos ingredientes adicionados, você deve reservar uma panela, colocar o amendoim com casca e tudo nela, e deixar até que a casca fique escurecida. Espere esfriar e esfregue os amendoins entre as mãos, de maneira que as cascas soltem. Depois de descascar os amendoins bata no liquidificador somente para quebrar um pouco.

Passo 5 – Acrescente o amendoim, se precisar de mais leite, acrescente também (não se esqueça de antes separar a receita sem amendoim para as crianças).

Passo 6 – Sirva em cumbucas ou canecas resistentes ao calor e colher. Se quiser enfeitar mais, esfarela um pouquinho de canela em pó por cima.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com mais alguém!

(Luiz Affonso Mehl – Analista de Link Building – www.expertamedia.com.br)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.