AFEP protagonizando projeto para jovens adolescentes

0
993

Reportagem: Luigi Polezze

Na última quinta-feira, dia 28 de outubro, a AFEP (Atenção Farmacêutica Estudantil Permanente) concluiu o projeto “Todos os Ciclos”. Formado por 80 estudantes voluntários, tratou-se de intervenção educacional em instituições responsáveis (Lar Nossa Senhora das Mercês e Oficina das Meninas) por atender jovens – meninas, entre 10 e 16 anos – vulneráveis. Em torno de 100 meninas foram ajudadas. O JA conversou com a vice coordenadora da AFEP, Ana Luísa R. Gini.
A ação promoveu educação sexual para as jovens, com informação sobre anatomia do corpo e doenças sexualmente transmissíveis. Na conclusão do projeto, foram entregues 100 kits contendo: pacotes de absorvente (8 unidades), pasta dental, escova de dente, sabonete, álcool em gel, máscara, shampoo, desodorante, preservativos e contava com um panfleto com o conteúdo do projeto.
Vale registrar que o kit foi entregue no último dia, e as jovens não tinham ciência sobre ele. Isso mostra um verdadeiro engajamento das jovens pelos temas e orientações dadas, e não pelo recebimento do “kit”.
O projeto “Todos os Ciclos” contou com o apoio da Prefeitura, Secretária do Esporte e demais doações – tanto em dinheiro quanto de produtos – foram recebidas por pontos de arrecadação.
O projeto contabilizou maiores arrecadações, se comparado a anos passados, cuja pandemia não era presente. Talvez no momento de vulnerabilidade geral pela pandemia, floresceu uma maior empatia na comunidade, incentivando participação ativa no projeto.
A vice coordenadora nos conta como os alunos sentiram-se realizados. São ações como essa que devem ser incentivadas: esperamos e torcemos por novos projetos por parte da AFEP e demais grupos beneficentes de UNESP.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.