VERACIDADE

Vera Botta

O Futuro da cidade em metas

As manchetes dos jornais continuam nos deixando estarrecidos. Cortes e mais cortes. Críticas ao funcionalismo público em geral, como se todos tivessem altas mordomias e salários escandalosos…Perdas, punições, retaliações. Do outro lado, a miséria escancarada. “Desempregada em desespero quer vender rim”. E a leitura da história de vida dessa mulher negra, de 32 anos, migrante, aterrorizada pelo medo de voltar a sofrer ameaças de morte do ex- marido nos põe diante de um triste “espetáculo” de miserabilidade. O que leva uma pessoa a pensar em vender um órgão vital do seu corpo para comprar remédios para seu filho? Prática ilegal por envolver conceitos éticos, opinião unânime dos médicos. Para além da ilegalidade, da mutilação, fica a terrível realidade. O que fazer? É possível minimizar o processo de empobrecimento defendendo direitos e a construção da cidadania? No discurso, programas Fome Zero, de Segurança Alimentar têm sido postos e expostos. Mais do que nunca, precisamos de menos retórica e de mais ações. De dar vida ao sem medo de ser feliz. O que a L.D.O. nos reserva?

As metas para o futuro da cidade

Estimativas de expansão da Receita de 12% para 2004 em relação a 2003. Por trás das metas, programas e projetos para a Câmara Municipal, de qualificação de pessoal, benefícios sociais aos servidores municipais, fundo de pensão, estudo de viabilidade de criação de um plano de saúde…E a política salarial? Zum…Zum…Zum…

A Secretaria de Finanças projeta aumentar a fiscalização e realizar, de fato, um recadastramento imobiliário. A Secretaria de Saúde quer a construção do Centro de Zoonozes, reestruturação do Centro de Reabilitação, manutenção dos programas de vigilância sanitária, de atendimento à saúde das mulheres, da 3ª idade, aos portadores do vírus HIV e dependentes químicos…Enquanto isso, a saúde continua doente, entre sindicâncias, apuração de irregularidades, falsas denúncias e punições que acabam penalizando os cidadãos.

A Secretaria de Educação investe na educação ambiental… Qualidade de vida e conscientização de mãos dadas!! A Secretaria de Obras inclui nas metas, melhoramento das vicinais, da limpeza pública, construção do novo matadouro. Com corte de pessoal, isso é possível? Sem matar ninguém?

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico quer a ampliação do atendimento do Banco do Povo, a incubadora de empresas, o Unisoja, investimentos na economia solidária. Podemos sorrir otimistas?

No Desenvolvimento Urbano, a prioridade é para o Plano Diretor. Aleluia! Bem-vindos igualmente o sistema de gestão da informação urbana ambiental, iniciativas municipais de moradia econômica para sairmos do circuitos das Cohabs da vida…

Na Assistência Social, estão na linha de frente os programas Jovem Cidadão, Frentes da Cidadania, Abrigo infanto-juvenil, Casa transitória, programas dirigidos às famílias carentes. Na Cultura, incentivo à democratização e melhorias nos equipamentos. A Casa da Cultura, monumento vivo de nossa história tem que preservar suas raízes. Para isso é preciso investimento. Na Secretaria de Esportes, atividades de lazer na área de aviação apareceram como novidades. E a população quer segurança para as escolinhas!!! Você está cansado? TEM MAIS!

Por que 80 emendas??

Para mostrar serviços, dirão alguns. Para rebater a crítica de omissão feita à Câmara, dirão outros. Para qualificar o trabalho parlamentar, na minha opinião. São raras as chances de o vereador interferir, de fato, no desenvolvimento de um plano de governo. São inúmeras as demandas recebidas. E o desafio sério que temos pela frente é de não aceitar que vereador tem que ser o quebra-galhos de coisas do bolso e do coração… Abaixo a cultura do “é dando que se recebe”…

O que os vereadores priorizaram??

A busca de qualificar a forma de ser vereador. Como? Acompanhando as peças orçamentárias vitais para o município. Quanto e o que da LDO 2002/2003 foi realizado? Melhorando o assessoramento parlamentar. Emendas de Vera e Edna!

Democratizar é preciso! Nascimento quer prestação de contas à comunidade por via radiofônica. Chega de monopólio! Instrumentos de avaliação da gestão municipal são necessários, daí minha emenda. E muitas outras seguiram esta rota… Edna quer banco de dados para aprimorar programas dirigidos às mulheres e afrodescendentes. Nascimento quer dados para políticas dirigidas aos portadores de deficiências. Sonho há tempo com um perfil dos desempregados até para melhor identificação dos caminhos de geração de trabalho e de renda. Preocupação com a segurança diz presente. Helenita quer aparelhar melhor a guarda municipal, a polícia civil e militar. Edna quer implementar o plano gestado pelo Conselho Municipal de Segurança. Chediek quer programas de Educação no trânsito para ciclistas. Juliana quer curso de trânsito para os carroceiros. Os servidores municipais não foram esquecidos. Plano de Cargos, Carreiras e Salários com cronograma definido de operacionalização. Política Salarial e de benefícios indiretos foram priorizados em minhas emendas.

As mulheres na mira da LDO

As mulheres com mais de 40 anos não podem integrar-se ao mercado? Abaixo a discriminação! O programa Começar de Novo já é realidade em muitos lugares. Quero vê-lo na nossa morada. Nascimento propôs linha de micro crédito para ampliação do projeto Feira da Roça. Juliana quer programa Mulher Feliz, com atenção especial para o climatério. O duro é apagar o fogo dessas mulheres guerreiras!!! Os jovens pedem passagem. Querem ter chances de trabalhar. Cidadania e felicidade não têm idade! Se não for assim, merecem vaias!

Os assentados querem respeito

Afinal, são quase 500 famílias, no mínimo 2.000 empregos!! Mais do que emendas à LDO, queremos que tenham alternativas de produção e de comercialização….Por que não uma experiência piloto de incluir o que cultivam na merenda escolar?? É só não deixar que a cana tome todos seus espaços, tal como erva daninha…e contar com a parceria pra valer do Itesp. O que é combinado não é caro, não é Danilo?

13 vereadores compareceram à sessão extraordinária de discussão da LDO. 13 é um número forte, de muita simbologia. Na véspera de Corpus Christi, o Espírito Santo com certeza vai iluminar sonhos e projetos contidos nas emendas…E limpar todo o mau olhado daqueles que ainda pensam que alterar uma peça técnica, do porte da LDO, é cometer uma heresia!! Dos 6 vereadores que fizeram emendas, houve total paridade entre homens e mulheres!! Bons sinais… Que a miséria em espetáculo não nos tire o sabor da vida. E que, por nada, queiramos vender a alma. A terra vai continuar girando e esta sigla talvez estranha – LDO – pode combinar com o sorriso do sol e a ternura de nossas noites enluaradas!!

Boa semana a todos. Até a próxima!!

(*) É vereadora pelo PT e pesquisadora da Uniara.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Daae informa sobre desabastecimento de água

Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução em Libras nesta terça (8)

Prefeitura realiza 1° Feira de Mulheres Empreendedoras da Zona Norte nesta quinta (10)

FliSolzinha apresenta contação de história “A Coroa de Fios” nesta quarta-feira (9)

Brincaderia&Cia acontece no SESI Araraquara, em comemoração ao Dia das Crianças

CATEGORIAS