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Vera Botta (*)

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Que educação queremos???

O referendo do último domingo, com a vitória por larga margem do Não sobre o Sim mantém o comércio de armas e de munição no país. Quem ganhou??? Quem perdeu??? A imprensa noticia que as frentes parlamentares criadas para defender o “sim” e o “não” querem usar o interesse despertado pelo referendo para fazer uma campanha de esclarecimento sobre o assunto. Não sem tempo!!!!Ou melhor, depois de uma lamentável campanha de mídia, em que inverdades foram ditas, tudo se pode esperar. Com razão, Élio Gaspari, colunista de Folha de São Paulo, afirmou que o “resultado do referendo fez um bem ao país. Instaurou o império das cabeças desarrumadas” (FSP, 26/10/2005). Neste circulo vicioso, não se assustem se o próximo referendo for sobre a pena de morte, ou talvez, sobre a redução da maioridade penal. E pode aparecer, nesta inversão de valores, que um surto de plebiscitismo é garantia de democracia… Sem entrar nesta “onda do vale tudo”, arrisco uma sugestão: Que educação queremos???A educação pela informática é perigosa???Vamos por os pingos nos iis…

Professores em greve…ou em estado de…

No plano federal, 37 instituições de ensino superior estão em greve. Reivindicam paridade entre os salários dos docentes da ativa, aposentados e pensionistas, isonomia de remunerações, recuperação do poder aquisitivo diante da perda inflacionária, extinção das gratificações com suas incorporações para efetivar o fortalecimento do vencimento básico e fim das remunerações por critérios produtivistas. A resposta oficial de que as reivindicações extrapolam a disponibilidade orçamentária reproduz um descaso face a uma categoria comprovadamente injustiçada… O fato dos professores estarem sujeitos a um progressivo estresse não parece sensibilizar em nada os “donos do poder”. As atitudes de desprezo e de desrespeito para com os profissionais da educação acabam por ter conseqüência no processo de aprendizagem e na qualidade do ensino…E quem disse que os professores são perigosos por reivindicarem???Se ter arma de fogo não é perigoso… Êta desarrumação danada!!!

Em São Paulo, a luta é por direitos

Cerca de 30% dos professores do estado de São Paulo entrarem em greve nesta semana. Movimentam-se contra a lei 26/2005, que modifica as regras de contratação de 120.000 professores temporários de um total de 230.000 na rede estadual. Tal lei prevê que os professores temporários sejam contratados por 6 meses, com a possibilidade de renovação por mais 6 meses. Depois disso, eles teriam que ficar 2 anos fora da rede. Como cuidar bem da formação e do futuro do país com tal grau de instabilidade???Quem garante que tal projeto não será reencaminhado??? Nas reivindicações da APEOESP, consta a exigência de que os professores admitidos em caráter temporário possam ser contratados pelo regime estatutário, pois há docentes com mais de 25 anos de dedicação ao magistério que ficarão sem emprego caso o projeto não seja extinto. É possível tratar os professores com tanto desrespeito???Como se fossem vendedores descartáveis de conhecimentos!!!E o futuro, quem decide???

A Internet pode ser a solução???

Diante deste caos e de uma progressiva precarização da situação do professor, a solução seria democratizar o ensino via Internet??? Afinal, todo tipo de informação é dado pelo computador. Os professores estariam se tornando dispensáveis???De um lado, os defensores fanáticos da era digital afirmam que o computador faz um trabalho excepcional no sentido de facilitar a manipulação de símbolos.Do outro lado, no qual me insiro, a preocupação de que a pressa em entregar ferramentas digitais às crianças pode inibir seu sentir, sua formação integral.Nada contra os avanços da tecnologia.Tudo contra a dependência compulsiva que pode inibir o crescimento interior… Se a criança não puder mergulhar os pés nas águas do rio ou do mar, se ela for proibida de mexer na terra e sentir o cheiro do mato estará sendo privada de uma dimensão da vida que nenhuma viagem pela Internet pode suprir… O problema é a criança entregar-se ao poder externo do computador de maneira integral. Não há nada que possa substituir a educação semeada com alma pelos nossos professores!!! A eles, nosso respeito!!!

40 anos depois…

Ignácio de Loyola Brandão, nosso amigo querido araraquarense, que nos toca o coração e a alma comemorou nesta semana 40 anos de carreira literária. Reeditando Depois do Sol, de 1965. Loyola que sempre levou na bagagem a mágica responsabilidade de ser herdeiro da terra que o Sol escolheu para morada, merece nosso carinho, nossa vontade de que você tenha sempre muita luz. Todo o respeito e reconhecimento da Coluna.

Destaque:

* A Coluna destaca a importância do Fórum de Debates Gestão Integrada da Água Urbana realizado pela Prefeitura Municipal de Araraquara e pelo DAAE. De parabéns nosso DAAE pela sua posição privilegiada – 13ª – no ranking nacional de qualidade do tratamento de água. Araraquara agradece!!!

A Coluna fica por aqui. Dia 30 tem Encontro Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em pauta, reconstrução partidária, debate com o governo e com a sociedade sobre questões cruciais da cidade. Boa semana a todos. Um feriado de paz. Até a próxima!!!

(*) É pesquisadora da Uniara e colaboradora do JA.

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