Um homem ligado ao mundo do trabalho

Marcos Antonio de Oliveira foi designado gerente operacional do Senac de Araraquara quando era o responsável pela coordenação da unidade de Bebedouro, em setembro de 1998.

Sua estreita e dedicada relação com a entidade começou em maio de 1980, na Coordenadoria de Recursos Humanos em São Paulo. Posteriormente, em setembro de 1981, assumiu a função de coordenador administrativo na regional de Ribeirão Preto, onde permaneceu até abril de 1997. Em seguida, foi para Bebedouro, onde assumiu a coordenação operacional da unidade.

Indicado por Sarah Coelho Silva, Marcos Antonio é destaque em Gente, nesta edição. Confira a entrevista:

JA – Quais as opções de cursos no Senac?

MAO – Cabe ao Senac dar suporte educacional para as pessoas e organizações do setor terciário, com opções que vão desde a formação básica, passando pela qualificação técnica e chegam ao conjunto de títulos de graduação superior e pós-graduação. Em Araraquara, até o momento, oferecemos programas básicos, de qualificação e habilitação técnica, além de cursos de aperfeiçoamento profissional.

JA – Quais os cursos técnicos deste ano?

MAO – Na programação de cursos técnicos estão sendo oferecidos, em Araraquara, os cursos de habilitação profissional de Técnico de Segurança no Trabalho, Técnico em Informática, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Hotelaria e Técnico em Marketing. Também estão sendo oferecidos os cursos de Qualificação Profissional de Radialista – Setor Locução, Maquilador e Estética Facial.

JA – Os cursos garantem a segurança de um trabalho?

MAO – Os cursos profissionalizantes de nível técnico permitem a inserção mais imediata no mercado de trabalho por ter uma duração menor do que dos cursos de nível superior, dando aos seus concluintes a possibilidade de, ao término do curso, já exercer a profissão escolhida. Depois, já trabalhando e auferindo renda, o profissional tem melhores condições de seguir seus estudos.

JA – Profissionais frente à competitividade?

MAO – O mercado de trabalho exige novos conhecimentos e habilidades dos trabalhadores, uma vez que, para obter resultados dentro das circunstâncias geradas pela globalização da economia, tais como qualidade, preços competitivos, entre outras, as empresas buscam a otimização de suas atividades utilizando novas formas de organização do processo produtivo, além das novas tecnologias. E, para obter resultados é preciso mobilizar todas as dimensões possiveis do trabalhador, seus conhecimentos, suas experiências, sua afetividade, etc. O mercado de trabalho está mais difícil e competitivo, sim.

JA – Quais são os requisitos para um bom profissional?

MAO – Para o mercado de trabalho atual, o bom profissional não é aquele que possui somente competência técnica. A revolução tecnológica e o processo de reorganização do trabalho demandam também, e em doses crescentes, maior capacidade de raciocínio, autonomia intelectual, pensamento crítico, iniciativa própria, espírito empreendedor, capacidade de trabalhar em equipe, além de competências cívis de cidadania. É muito cômodo pleitear direitos e esquecer dos deveres de cidadão, como por exemplo, cuidar do meio ambiente, ser mais solidário, prestar trabalhos voluntários. Além disso são apreciadas a ética e a estética, que qualificam o fazer humano na medida em que afirmam que a prática deve ser sensível a diferentes valores relacionados com honestidade, respeito e também com as belas artes.

JA – Como são organizadas as palestras?

MAO – As palestras, até pelo tempo de duração, têm caráter mais informativo, de sensibilização e de atualização. Realizamos palestras relacionadas com as áreas em que atuamos, que são Saúde Hospitalar, Pública e Ocupacional, Informática, Administração e Negócios, Marketing, Vendas e Varejo, Meio Ambiente, Beleza, Comunicação e Artes, Hotelaria e Turismo e Educação.

JA – Qual evento do Senac marcou a sua vida?

MAO – Tive o privilégio de ser o gerente da unidade de Araraquara na ocasião da comemoração de seus 50 anos. As homenagens que o Senac recebeu do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara e da Câmara Municipal de Araraquara, entre outros, me deixaram orgulhoso de pertencer a uma instituição tão valorizada na comunidade.

JA – O que deseja aos alunos?

MAO – Que consigam se realizar profissionalmente e também pessoalmente, tornando realidade o exercício de suas aptidões e vocações, enfim, que realizem plenamente toda suas potencialidades como seres humanos.

JA – Como avalia o crescimento do Brasil?

MAO – O crescimento econômico é a única forma de melhorar as condições sociais do povo. Porém, no Brasil, acontecem coisas que fogem aos preceitos das teorias econômicas. Quando aumenta o PIB, por consequência, deveriam aumentar o nível de empregos e a renda dos trabalhadores. No Brasil isso não acontece. Recentemente, com o aumento do PIB, cresceram os níveis de desemprego e diminuiu a renda dos trabalhadores. Além disso, somos a oitava economia do mundo e temos uma das piores distribuição de renda do planeta.

JA – Senac na tevê?

MAO – Com o objetivo de investir na educação à distância, o Senac criou a TV SENAC, que foi o primeiro canal privado dedicado à educação e à cidadania no Brasil. Hoje, a atual Rede SescSenac de Televisão – TVS – atinge todo o País, com distribuição de seu sinal via satélite, cabo e canais abertos. Durante 24 horas, todos os dias, a emissora fala de lazer, cultura, qualidade de vida, cidadania e do universo do trabalho, em reportagens, documentários, telejornais, debates e entrevistas. Possui também um canal exclusivo para teleconferências interativas.

JA – O homem moderno é …

MAO – Aquele socialmente competente, que, no seu nível de influência, interfere para mudar a realidade para melhor, para tornar a sociedade mais justa e melhorar as condições de vida de seus semelhantes.

JA – Mensagem

MAO – Tem um ditado chinês que diz que o maior mal que pode nos acontecer é todos os nossos desenhos se realizarem. Portanto, muito cuidado com nossos desejos.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alergias respiratórias: o perigo, muitas vezes, dorme com você!

Dia Mundial da Saúde Mental: psicóloga explica como lidar com a culpa materna

Sete mitos e verdades sobre o câncer de mama

H.Olhos alerta sobre a importância de diagnosticar e tratar precocemente o estrabismo nas crianças

Ipem-SP realiza “Operação É o Bicho” e autua 25% dos produtos para uso de animais

CATEGORIAS