Terça-feira (23): “Choro na Praça Especial” em comemoração ao Dia Nacional do Choro

0
284

Roda de choro na Praça Pedro de Toledo celebra Dia Nacional do Choro com Milton Mori (SP) e músicos do Projeto Choro na Praça; apresentação é gratuita

O chorinho, patrimônio cultural brasileiro, ganha evento especial em Araraquara na próxima terça-feira, 23 de abril, data que é comemorado o Dia Nacional do Choro: é o “Choro na Praça Especial”. A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, apresentam uma roda de choro com os músicos de Araraquara do Projeto Choro na Praça e o músico convidado de São Paulo, Milton Mori. A apresentação será realizada no coreto da Praça Pedro de Toledo, das 20h às 22 horas.

“A Secretaria de Cultura e a Fundart têm apoiado diversos gêneros musicais, no entanto, temos um apreço por fazer parte deste movimento de reconhecer o Chorinho como patrimônio cultural. Nossa cidade tem músicos referenciais no gênero e, no Dia Nacional do Choro, num ano tão especial para o choro, vamos celebrar da melhor forma possível”, defende o diretor da Fundart, Weber Fonseca. “Faremos uma edição especial do Choro na Praça, com o grande Milton Mori como convidado, retomando e ocupando o coreto da Praça Pedro de Toledo, um patrimônio cultural na paisagem urbana e cultural de Araraquara”, explica.

No dia 23 de abril é comemorado o Dia Nacional do Choro, por ser a data de nascimento de Pixinguinha, um dos pilares da música popular brasileira e em especial do choro. Nessa apresentação os músicos participantes do projeto Choro na Praça, que ocorre mensalmente na cidade, preparam uma roda de choro em homenagem ao mestre Pixinguinha, e terão a marcante participação do músico paulistano Milton Mori, acompanhado por: Alcides Prado (violão de 7 cordas), Getúlio Ribeiro (cavaquinho) e Paulo Henrique (pandeiro).

Já os músicos de Araraquara, do projeto Choro na Praça, são: Eloi Brito, Pedro Luiz Freitas, Junior Barros, Oliver Kofi, Rodrigo Pereira, Nemias Santana, Henrique Brandão e Guga Pires.

Vale destacar que Milton Mori é compositor, professor, produtor, editor de áudio, arranjador e músico instrumentista (bandolim, cavaquinho, violão 7 cordas e violão tenor). Durante 3 anos fez parte do grupo “Demônios da garoa”, além de ter participado de diversos CDs e ter acompanhando artistas, como: Leila Pinheiro, Márcia, Beth Carvalho, Emílio Santiago, Nelson Cavaquinho, Clementina de Jesus, Elza Soares, Zé Keti, Ataúlfo Alves Jr., Moreira da Silva, Inezita Barroso, Zeca Pagodinho, Raul de Souza, Armandinho do Bandolim, Altamiro Carrilho, Gereba, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Grupo Soweto, Nelson Sargento, Cristina Buarque de Holanda, Carlinhos Vergueiro, Leci Brandão – entre outros.

Atualmente Milton Mori se apresenta em shows, gravações, arranjos e participa do programa “Sr. Brasil” da TV Cultura, além de arranjar e produzir gravações de outros artistas.

O Choro na Praça Especial tem acesso gratuito a todos os interessados. A Praça Pedro de Toledo está localizada na Avenida Portugal, entre as ruas 6 e 7, na região central.

SERVIÇO:

Choro na Praça Especial – em homenagem ao Dia Nacional do Choro

Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre ruas 6 e 7 – Centro)

Data: terça-feira (23 de abril)

Horário: das 20h às 22h30

Acesso gratuito

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.