Tecnóloga senegalesa premiada pelo Unicef conhece políticas públicas de Araraquara

0
391
Lady Mariéme Jamme atua em prol de meninas em situação de vulnerabilidade social para se tornarem programadoras


Neste final de semana, Araraquara recebeu a visita de Lady Mariéme Jamme, tecnóloga britânica de origem senegalesa, que atua em prol de meninas em situação de vulnerabilidade social para se tornarem programadoras, em um trabalho que já foi premiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ela foi o destaque do Hackathon Coding the Future: DIO + iamtheCODE, um evento internacional de tecnologia que ofereceu uma oportunidade gratuita para jovens a partir de 18 anos da região se apoiarem no uso de ferramentas de inteligência artificial para construírem soluções tecnológicas que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Na sexta-feira (10), ela foi recebida na Prefeitura pelo prefeito Edinho, juntamente com o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Damiano Neto. Ela estava acompanhada da tradutora Denise Januário e de Iglá Generoso, CEO da DIO, que trouxe o evento de tecnologia para Araraquara. “Conversamos muito e começamos a traçar possibilidades de parcerias importantes aqui na nossa cidade, especialmente com imigrantes, unindo a capacitação na área de tecnologia com o esporte. Uma conversa muito produtiva e promissora”, comentou Edinho.

No domingo (12), Mariéme conheceu o Centro de Referência da Mulher “Professora Doutora Heleieth Saffioti”, o Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ “Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano (Xuxa)”, a Casa de Acolhimento à População LGBTQIA+ “Ricardo Corrêa da Silva” e a Casa das Margaridas “Yasmin da Silva Nery”.

O secretário Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, destacou a importância da visita. “Foi uma grande honra ter recebido em nossos equipamentos públicos e casas abrigo uma pessoa com tamanha trajetória e reconhecimento mundial na proteção das políticas de proteção e promoção dos direitos das mulheres. Nas visitas pudemos dialogar sobre os projetos que ela desenvolve ao redor do mundo e ao mesmo tempo ela conheceu e dialogou com nossos gestores, representantes das organizações da sociedade civil parceiras na gestão das casas e com as acolhidas e acolhidos. Com certeza irá levar a experiência de Araraquara para os grandes centros dos debates e eventos mundiais que promove e participa”, salientou.

Mariéme Jamme

Empresária britânica de origem senegalesa, Mariéme Jamme é uma tecnóloga premiada e pioneira na mudança de sistemas, além de ser uma jovem líder global do Fórum Econômico Mundial. Ela enfrentou consideráveis dificuldades durante sua infância e não teve uma educação formal até os 16 anos, quando aprendeu por conta própria a ler e escrever.

Em setembro de 2017, ela se tornou a primeira mulher negra a receber o Prêmio de Inovação no Global Goals Award 2017 da Unicef e da Fundação Bill e Melinda Gates, como uma Goalkeeper, pelo seu trabalho na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, apoiando jovens mulheres e meninas globalmente, bem como governos. Em 2017, integrou a lista das 100 mulheres mais inspiradoras do mundo da BBC do Reino Unido e foi nomeada duas vezes na UK Powerlist, como uma das 100 pessoas mais influentes do Reino Unido de origem africana e caribenha. 

 
Em 2018, Mariéme Jamme tornou-se embaixadora da indústria do Inspiring Digital Enterprise Award (iDEA) e é membro da Academia do prestigiado Global Teachers Prize. Mariéme também é membro do conselho de diretores da Fundação World Wide Web, fundada por Tim Berners-Lee, inventor da Web, e é a primeira mulher senegalesa a ter chegado ao Polo Norte.
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.