‘Sustentabilidade deve ser incentivada em todas as áreas de governo’, destaca Edinho

0
320
Prefeito participou de abertura de curso de capacitação do Programa Município Verde Azul, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade
A construção de políticas propostas pelo programa estadual Município Verde Azul foi debatida em Araraquara nesta sexta-feira (29), em um curso de capacitação realizado na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
O curso foi ministrado por Simone Neiva Rodella, representante técnica regional do programa Município Verde Azul e bióloga da Fundação Florestal para a Conservação e Produção de Florestas do Estado de São Paulo, e por José Walter Figueiredo, ex-coordenador e idealizador do programa.
“É uma oportunidade importante de falar sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. A sustentabilidade é um tema transversal, que percorre todos os órgãos públicos do Município. Deve ser uma política pública estruturante, uma ‘espinha dorsal’ que tenha interlocução com todo o governo, as instituições e a sociedade”, avaliou o prefeito Edinho na abertura do evento.
“É essencial entendermos que a sustentabilidade é uma nova consciência para o século XXI. O Programa Município Verde Azul pode contar com Araraquara. Queremos ser parceiros na construção dessas políticas públicas”, complementou.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, também enalteceu a união de toda a Prefeitura em torno do tema. “Não é só uma secretaria. É a participação de todas as secretarias, de toda a Prefeitura. Nós vamos crescer muito em Araraquara. Quero que Araraquara se destaque no meio ambiente no estado de São Paulo e no Brasil”, afirmou Porsani.
A vice-presidente da Câmara Municipal, Thainara Faria (PT), ressaltou que Araraquara está pronta para executar as ações de sustentabilidade incentivadas pelo programa e falou sobre a importância das políticas de meio ambiente, além de agradecer a presença e o compromisso de todos os participantes do curso.
Simone Rodella disse estar muito grata pelo convite para ministrar o curso e elogiou as ações desenvolvidas por Araraquara na área do meio ambiente. “Espero que vocês sejam recompensados não só com a nota do ranking, mas com a melhoria da qualidade de vida da população”, declarou a representante regional.
José Walter Figueiredo também reforçou que as posições melhores no ranking não são o principal objetivo do Município Verde Azul. “A síntese do programa é induzir os municípios a estabelecerem políticas públicas. Algumas pessoas ficam atrás da nota [do município], mas a nota vem com o tempo”, analisou o idealizador do programa.
Também estiveram no evento outros secretários, coordenadores, gestores municipais e representantes do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos).
 
Sobre o programa
 
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – hoje Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente -, o Programa Município Verde Azul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental dos municípios. A ideia é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado.

 

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

Deixe uma resposta